quarta-feira, 26 de maio de 2010

Apple supera Microsoft como maior empresa de tecnologia do mundo


A Apple disparou na frente da Microsoft nesta quarta-feira como maior empresa de tecnologia do mundo em valor de mercado, um marco da recuperação da fabricante do iPhone, após passar a década de 90 no ostracismo e quase falir.

Pouco menos de uma hora antes do fechamento do pregão na Bolsa de Valores de Nova York, as ações da Apple subiam um por cento na Nasdaq, elevando seu valor de mercado para 225,1 bilhões de dólares, acima dos 222,7 bilhões de dólares da Microsoft, segundo dados da Reuters. As ações da Microsoft registravam queda de 2,2% no mesmo horário.

Às 16h55 (horário de Brasília), as ações da Apple operavam estáveis, enquanto as da Microsoft recuavam 3,6%.

O valor da ação da Apple é 10 vezes maior que há 10 anos, quando a empresa começou a lucrar com a revolução que criou no setor de eletrônicos com produtos estilosos como iPod, iPhone e notebooks MacBook.

Já a Microsoft, que produz o sistema operacional usado em 90% dos computadores do mundo, o Windows, não conseguiu o mesmo sucesso para suas ações. Elas caíram cerca de 18% na comparação com o preço de 10 anos atrás.

A Apple, que teve dificuldade durante muitos anos para popularizar seus produtos, aceitou um investimento de 150 milhões de dólares da Microsoft em 1997 para se manter.

A Apple é agora a segunda maior empresa entre as companhias que integram o índice Standard & Poor's 500 em valor de mercado, atrás apenas do grupo de energia Exxon Mobil.

Fonte: Veja.com
_ _ _

até breve

Nenhum comentário: