terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FRUTOS DA AROEIRA COMO ALIMENTO FUNCIONAL


As frutas e hortaliças assim como suas semen­tes são uti­lizadas no cotidiano da po­pulação e por apresentarem em sua composição algu­ma substância ativa, que ao ser adicionados a uma die­ta usual podem reduzir o ris­co de doenças, auxiliam na manutenção da saúde e es­tes podem ser chamados de alimentos funcionais. A es­pécie vegetal alvo deste tra­balho, Schinus terebenthifo­lius Raddi, nativa da região sudeste do Brasil, popular­mente conhecida como Aro­eira Vermelha pertencen­te à família Anacardiaceae é abundantemente utilizada como especiaria na culiná­ria brasileira para dar sabor e refinamento aos pratos pre­parados.

Os frutos desta espécie estão sendo estudados por um grupo de pesquisa da re­gião de Campos dos Goyta­cazes - Rio de Janeiro, com­posto por Larissa Zambe Pinheiro, Mimosense, estu­dante de Graduação em Far­mácia; Isabela Francisca J. Borges Costa, Sumidouren­se, estudante de Gradua­ção em Ciências Biológicas; Natalia Ribeiro Bernardes, Bomjesuense, aluna de Dou­torado da UENF; Daniel­le Lopes Dalmazio, Caxien­se, aluna de Mestrado e pela Professora Doutora Daniela Barros de Oliveira, Caxiense, Pesquisadora da Universida­de Estadual Darcy Ribeiro, onde a pesquisa é realizada.

A pesquisa preliminar mostrou excelente resulta­do na capacidade do fruto no seqüestro de radicais li­vres (excelente antioxidan­te), estes por sua vez são ori­ginados pela transformação do oxigênio (O2) no orga­nismo bem como por diver­sos fatores externos como o tabaco, a elevada incidência de raios UV e a poluição. Es­tes radicais livres são um dos responsáveis por inúmeras doenças como o câncer, ate­rosclerose e a diabetes. Por esse motivo, há uma inces­sante procura por compostos e alimentos com potencial antioxidante, com o intuito de minimizar a ação destes radicais livres e para a manu­tenção do organismo.

A atividade antioxidan­te está diretamente relacio­nada com a concentração de alguns compostos presentes em alimentos como as fru­tas e hortaliças. Entre esses compostos destacam-se as substâncias fenólicas e os ta­ninos, logo neste trabalho foi também avaliada a concen­tração destes nos frutos de aroeira, sendo estes encon­trados e quantificados nesta pesquisa, sendo que ambos os resultados foram satisfa­tórios, o que podem justificar o potencial antioxidante dos frutos.

Os resultados obtidos mostram um potencial an­tioxidante promissor e uma concentração de compos­tos fenólicos consideráveis, o que prioriza seu estudo e posterior uso como alimento funcional, tendo em vista que este tipo de alimento auxilia no bem estar e no bom fun­cionamento do organismo.

Fonte: Folha do ES

até breve

Nenhum comentário: