terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Região Sul Fluminense tem três cidades entre as melhores


Após fazer um balanço geral sobre o Índice de Desenvolvimento do Esporte (IDE), a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) começou a divulgar uma publicação com dados esmiuçados sobre a pesquisa, considerada o "Mapa do Esporte" fluminense. Volta Redonda ficou com o melhor índice entre todas as demais cidades do estado, sendo que a região Sul Fluminense teve posição destacada na primeira edição do estudo, que aponta ainda Resende em terceiro lugar e Barra Mansa em quinto.

A pesquisa foi realizada entre o fim de 2009 e o início de 2010, como maneira de preparar melhor o Estado do Rio como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Dentro deste cenário, a Suderj avaliou os 92 municípios fluminenses dentro de oito dimensões: DIM-1 (Recursos Humanos); DIM-2 (Articulação Institucional); DIM-3 Legislação Municipal; DIM-4 (Recursos Públicos); DIM-5 (Convênios e Parcerias); DIM-6 (Ações, Projetos e Programas); DIM-7 (Eventos Esportivos); e DIM-8 (Instalações e Equipamentos Esportivos).

Além disso, o Governo do Estado pretende a partir de agora promover programas e projetos que possibilitem um desenvolvimento mais igualitário do esporte no território fluminense. Cada uma das dimensões avaliada foi separada por escala de importância e ganhou nota de 0 a 4, sendo que o IDE foi calculado a partir de uma média geral entre tais notas. Melhor colocada, Volta Redonda teve índice de 3,58, enquanto Campos dos Goytacazes ficou em segundo com 3,16. Resende teve nota 3,10, à frente de Santa Maria Madalena e Barra Mansa, que ficou com 3,03.

As demais cidades da região não tiveram desempenho tão satisfatório na publicação da Suderj e algumas ficaram entre as últimas colocadas. Ainda próximo dos melhores índices, Porto Real ficou em 11º (3,00), Angra dos Reis em 14º (2,94) e Mangaratiba em 15º (2,94). A seguir, Vassouras em 18º (2,90), Barra do Piraí em 20º (2,84) e Piraí (2,84) em 21º completam as cidades do Sul Fluminense que ficaram em posições intermediárias. Paraty em 46º (2,61), Quatis em 49º (2,58), Pinheiral em 52º (2,55), Valença em 54º (2,52) e Itatiaia em 80º (2,19) estão nas colocações finais do ranking.

Apontado pelo prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB), como maior fomentador do esporte na cidade, o ex-secretário municipal de Esporte e Lazer, Deley de Oliveira, ressaltou o desempenho dos municípios da região, mas se mostrou preocupado com o desempenho geral do estado.

- A divulgação do IDE mostra que temos muito a fazer. Toda a transformação feita através do esporte que vemos em Volta Redonda foi possível porque trabalhei com um prefeito que acredita nesta visão do esporte como transformador social. Muito se diz que esporte é saúde, esporte é vida e muito se propaga sobre os benefícios das práticas esportivas. Só que quando avaliamos o que se tem feito para fortalecer o esporte, é muito pouco - disse Deley.

Algumas cidades realmente decepcionaram na divulgação do ranking do IDE. A capital do estado, por exemplo, ficou com o 29º lugar e um índice de 2,77. O estudo aponta ainda que Niterói, que é sempre bem colocada em qualquer avaliação institucional feita no Estado do Rio Niterói, precisa melhorar sua estrutura esportiva. A cidade ficou em 12º lugar, com IDE de 2,97. Deley, no entanto, se mostrou otimista com relação ao momento que o Rio vive e destacou o quanto esse momento pode ser positivo para mudar a mentalidade sobre os investimentos no esporte.

"Nós pegamos a estrutura esportiva de Volta Redonda arrasada e conseguimos colocar a cidade onde ela está hoje. Há tempo, dinheiro e vontade dos gestores em fazer acontecer. Então, o momento é positivo e acho que podemos ficar otimistas. Quem olhava Volta Redonda antes e a vê agora sabe que é possível", disse Deley.

Para Sérgio Cabral, criação do IDE foi ‘gol de placa'

O governador Sérgio Cabral (PMDB) classificou a publicação da Suderj sobre o Índice de Desenvolvimento do Esporte como o "Mapa do Esporte" e um "gol de placa" da administração estadual. De acordo com o governador, o estudo será uma poderosa ferramenta de gestão para o poder público direcionar melhor e planejar com maior exatidão os investimentos na área esportiva.

- O estudo se torna também um aliado e um guia fundamental também para potencial investidores. Tanto os gestores municipais passam a ter um retrato do esporte nas suas cidades, podendo compará-las com as demais, como os gestores de instituições privadas ganham um conjunto de informações relevantes para o processo decisório de aplicação de recursos em novos programas esportivos - prevê o governador.

A secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, foi além e destacou que a publicação do IDE vai ser também um transformador social. "Com este inédito diagnóstico ganha o esporte, ganha a saúde, ganha, as crianças, ganham as famílias", disse ela. O presidente da Suderj, Sávio Franco Santos Júnior, também apontou os ganhos sociais que serão permitidos a partir do estudo.

- Pelo seu potencial inspirador e muitos dos seus exemplos positivos, o esporte se transforma em um sólido instrumento de transformação social, já que além da possibilidade de formar e projetar novos atletas, contribui com a melhoria da qualidade de vida da população - afirmou ele.

Fonte: Diário do Vale

até breve

Nenhum comentário: