sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Governo aumenta rigor em distribuição de remédios grátis


Medida integra ação Saúde Não Tem Preço, com distribuição gratuita de remédios.

O governo irá tornar rigoroso o controle sobre a entrega dos medicamentos nas farmácias que fazem parte do programa Aqui Tem Farmácia Popular, em que drogarias privadas oferecem os remédios com desconto por meio de uma parceria com a administração federal, que paga 90% do valor do produto.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (3) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na cerimônia em que anunciou a expansão do programa – agora, os remédios para diabetes e hipertensão (pressão alta) serão oferecidos de graça nos estabelecimentos que fazem parte do projeto.

De acordo com o ministro, a pasta vai lançar um sistema integrado às mais de 15 mil farmácias credenciadas ao programa para impedir o uso de medicamentos sem receita ou fraudes na entrega.

- Cada pessoa que for à farmácia, quando receber o medicamento, vai receber junto um cupom, que vai ter CRM do médico, qual foi a indicação, o medicamento dispensado, o número do vendedor, quais são as características e o local da farmácia.

Padilha afirmou que o sistema irá também melhorar a segurança de informações privadas sobre as doenças do paciente. Outra medida é a criação de um grupo técnico que irá acompanhar a distribuição, a qualidade do atendimento e eventual necessidade de ampliação dos tipos de remédios distribuídos.

Na cerimônia, a presidente Dilma Rousseff disse que outro efeito benéfico do programa será desafogar o SUS (Sistema Único de Saúde).

- Essa medida vai garantir que as pessoas tenham uma facilidade de acesso, porque antes tinha que entrar no SUS.

A partir de hoje, as farmácias credenciadas já poderão dispensar os medicamentos contra hipertensão e diabetes de graça. O prazo final para que todas façam isso é 14 de fevereiro.

Segundo o governo, a medida foi possível graças a uma parceria com indústrias farmacêuticas e não trará custos adicionais para a União.

Hoje, o programa oferece 24 tipos de medicamento com 90% de desconto para doenças como hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Fraldas geriátricas também estão disponíveis. Para ter acesso aos remédios, é preciso apresentar CPF, documento com foto e receita médica.

Fonte: R7

até breve

Nenhum comentário: