quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sai licença para estaleiro e UTE


O Inea – órgão ambiental do RJ – anunciou a liberação da licença prévia para a construção do estaleiro da OSX, do Grupo EBX, no Porto do Açu, no Norte do estado. O aval sai três meses após o grupo decidir migrar a construção do estaleiro de Biguaçu (SC) para São João da Barra (RJ).

Mantido o cronograma, a expectativa da OSX é que a licença de instalação seja emitida em abril e as obras iniciadas em maio. É esperada para amanhã a publicação no Diário Ofical da União do Rio de Janeiro da licença ambiental.

Com investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão, o estaleiro da OSX terá capacidade para processar 180 mil t/ano de aço e será a maior planta industrial do tipo no país. A unidade atender à demanda por plataformas de produção da OGX, outra empresa do Grupo EBX.

Também será anunciada nesta quarta-feira a liberação de licença ambiental para a construção da térmica MPX Açu II, no Porto de Açu. O empreendimento, que terá capacidade instalada de 3.300 MW, vai demandar R$ 4 bilhões em investimentos. A térmica vai operar utilizando gás natural. A estimativa é de uma demanda de 6 milhões de m³/d para a geração plena.

Jaquetas
A OSX assinou uma carta de intenções com a Techint Engenharia para elaboração do projeto de engenharia básica das plataformas WHP-1 e WHP-2, jaquetas que serão utilizadas nos campos da OGX na Bacia de Campos. As duas empresas ainda negociam a construção das unidades, que pode acontecer no Brasil.

As unidades terão capacidade para se conectar a 30 poços e sondas dedicadas com capacidade para perfurar até 5 mil m. A OSX também está negociando com a Aker, National Oilwell Varco, TTS e Seawell, empresa da Seadrill, o fornecimento dos drilling packages que serão instalados nas plataformas.

Fonte: Portal EnergiaHoje

até breve

Nenhum comentário: