segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ministro afirma que há 'risco real' de epidemia em 16 estados, inclusive o Rio


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou sobre o “risco real” de epidemia de dengue no Brasil, ao participar de caminhada contra a doença ontem, no Aterro do Flamengo. Segundo ele, é preciso se antecipar ao problema: “Temos um resultado positivo em 2011, com redução de 56% nas notificações de dengue no Brasil, mas isso não significa que reduzimos o risco real de epidemia”.

Estiveram na passeata integrantes de associações de catadores e de reciclagem, líderes comunitários e profissionais de limpeza urbana. Segundo Padilha, a ação está percorrendo os 16 estados que apresentam alto risco de apresentar casos de dengue. O ministro ressaltou que o mosquito transmissor “tem se adaptado ao dia a dia da população”, e que portanto todos devem se mobilizar.

Segundo o último LIRAa (levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), divulgado em dezembro, a cidade do Rio e mais 18 municípios do estado estão em situação de alerta. Entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito.

De acordo com a Prefeitura do Rio, houve 663 casos de dengue no primeiro mês do ano: 597% de aumento em relação ao mesmo período de 2010, quando houve 111 casos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, o número elevado está relacionado à volta do vírus tipo 1 da dengue ao Rio. “O número de suscetíveis à doença ainda é bem contido. Em janeiro de 2008, ano da epidemia, tivemos 12 mil casos na cidade”, explicou. Segundo a prefeitura, a tendência é de aumento no número de casos, com ápice em março.

Fonte: O Dia

até breve

Nenhum comentário: