terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tratamento não-cirúrgico para hérnia de disco desenvolvido no Brasil ganha projeção internacional


Desenvolvido no Brasil pelo ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral), o método não-cirúrgico para tratar hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, dor ciática, protrusão discal, espondilose, artrose etc. - intitulado Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral - tem conquistado projeção em outros países. México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela recentemente solicitaram ao instituto palestras e cursos sobre este protocolo e estão em vias de instalar unidades do ITC Vertebral.

Criado em 2005 pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, reconhecido como um dos maiores especialistas no tratamento da coluna no Brasil, o ITC Vertebral iniciou suas atividades em Fortaleza (CE), tendo alcançado êxito no tratamento de 700 pacientes em apenas dois anos com a R.M.A. da Coluna Vertebral. De lá pra cá, o método ganhou visibilidade em todo o território nacional, expandindo suas operações para outras 28 cidades de todo o país, incluindo São Paulo, que já possui quatro unidades do instituto. Os pacientes tratados já somam cerca de 3 mil. Além disso, somente em 2011, o ITC Vertebral chegará a mais outros 16 municípios. (ver Sobre o ITC Vertebral)

“Hoje, podemos afirmar categoricamente que disponibilizamos o melhor tratamento não-cirúrgico para as patologias da coluna, com 87% de sucesso em apenas dois meses, e foi isso o que chamou a atenção de nossos colegas lá fora”, diz Helder Montenegro, que após anos de estudo nos Estados Unidos e na Europa resolveu unir técnicas comprovadas cientificamente, aliando a tecnologia de equipamentos com fins terapêuticos à fisioterapia convencional. (ver Sobre R.M.A. da Coluna Vertebral)

A expansão internacional do ITC Vertebral terá início pelo México, a convite da própria representante na América Latina da Chattanooga, fabricante norte-americana dos equipamentos de tração, flexão-descompressão e estabilização utilizados na R.M.A. da Coluna Vertebral. “O objetivo é implementar naquele país o mesmo programa que implantamos no Brasil, além de chegarmos ainda mais perto dos Estados Unidos, que para nós é um excelente mercado”, afirma o fisioterapeuta, lembrando que, somente lá, cerca de 300 mil pacientes norte-americanos se submetem à cirurgia de hérnia de disco por ano.

Ainda segundo Helder Montenegro, a instalação das clínicas do ITC Vertebral na Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela deve ter início a partir do ano que vem. “No momento, estamos concentrados na nossa parceria com o México e, tão logo este processo for concluído, daremos continuidade à nossa expansão nos outros países”, explica.

Sobre a R.M.A. da Coluna Vertebral
O grande diferencial da Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral está em oferecer o início, o meio e o fim do tratamento para os problemas da coluna. Isso significa que o paciente é acompanhado durante todo o tratamento e depois é encaminhado e orientado para a prática de uma atividade física que irá manter os resultados.

Vale ressaltar que tratar hérnia de disco e demais patologias da coluna, vem sendo um grande desafio para os profissionais da saúde. Para se ter uma ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população terá pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida. Além disso, de acordo com o IBGE, somente a hérnia de disco acomete quase 5,5 milhões de brasileiros, sendo a segunda causa de afastamento do trabalho, perdendo apenas para as doenças do coração.

São vários os tratamentos indicados para a hérnia de disco. Um deles é a cirurgia, mas especialistas médicos garantem que a intervenção só é necessária em apenas 5% dos casos. Os demais métodos envolvem técnicas como RPG, osteopatia, fisioterapia convencional e acupuntura, porém, sem a manutenção constante desses procedimentos, é provável que o paciente volte a sentir dores.

Outro diferencial da Reconstrução Músculo-Articular é o tempo de duração do programa. Em apenas dois meses, são obtidos 87% de bons resultados até em pacientes mais graves. O progresso deve-se às cinco etapas* do protocolo:

- Fisioterapia Manual
Aqui, o fisioterapeuta realiza manipulações articulares e alongamento musculares que promovem alívio da dor, acelerando o processo de melhora dos sintomas.

- Mesa de tração eletrônica
Pesquisas realizadas nos EUA mostram que técnicas de tração vêm sendo usadas com sucesso, durante anos, no tratamento das discopatias e doenças degenerativas da coluna vertebral. A mesa Triton DTS possui um mecanismo de deslizamento com molas que controlam o atrito do paciente sobre a mesa e garante progressão segura, suave, confortável e precisa nos processos de aplicação e retirada de carga de tração.

- Mesa de flexão-descompressão
Este equipamento, o Ergostyle, possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação. Desta forma, o tratamento pode ser realizado de uma forma mais confortável.

- Estabilização vertebral
O programa de estabilização vertebral utiliza o sistema muscular para proteger as estruturas articulares da coluna de microtraumas repetitivos, dor recorrente e garante reforço na sustentação da coluna. O Stabilizer é um aparelho simples destinado a registrar as alterações de pressão numa bolsa pneumática e que permite detectar o movimento da coluna e suas compensações durante o exercício.

- Musculação ou Pilates
Após o término das sessões previstas é fundamental buscar alternativas para manter os benefícios decorrentes do tratamento. Serão necessários estímulos frequentes e graduais que garantam a integridade das estruturas músculo-esqueléticas envolvidas e previnam contra novas crises. Musculação ou Pilates, quando bem orientados, são exercícios capazes de alcançar esses resultados. O acompanhamento da evolução do treinamento ocorre por meio das avaliações periódicas e frequentes modificações da rotina de treinamento.
* Todas as técnicas utilizadas neste programa apresentam evidências científicas comprovadas no Brasil e nos Estados Unidos.

Sobre o ITC Vertebral
O ITC Vertebral iniciou suas atividades em Fortaleza em 2005. Para atender às inúmeras solicitações de fisioterapeutas de todo o Brasil por cursos sobre a técnica R.M.A. da Coluna Vertebral, o instituto foi formatado no sistema de franquias e assim iniciou em 2007 sua expansão por todo o país, a começar por São Paulo, Sorocaba e Manaus. Hoje, o ITC Vertebral também está presente em Rio Branco, Belém, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, São Luís, Teresina, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Belo Horizonte, Campinas, Indaiatuba, São Bernardo do Campo, Santos, Curitiba, Maringá e Londrina. Em 2011, serão abertas franquias em mais 16 cidades: Aracaju, Contagem, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Osasco, Jundiaí, São José dos Campos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Joinville, Florianópolis e Porto Alegre.

O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueada pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados.

Sobre o fisioterapeuta Helder Montenegro
Fisioterapeuta formado pela Unifor (Universidade de Fortaleza), Helder Montenegro é reconhecido como um dos maiores especialistas no Brasil no tratamento da coluna. Contribuiu para o desenvolvimento da Fisioterapia Esportiva no Brasil, sendo um dos primeiros fisioterapeutas a chefiar o departamento médico de um grande clube do futebol brasileiro (Ceará Sporting Clube 93/94); atuou como fisioterapeuta no futebol europeu, no clube Galatasaray, na Turquia (2000); contribuiu para a introdução e divulgação das técnicas de Fisioterapia Manual no Brasil, como professor de pós-graduação, ministrando cursos, palestras e promovendo, em 2001, o I Congresso Internacional de Fisioterapia Manual, sendo o Presidente de Honra de todas as edições do evento. Participou de cursos e estágios na Europa (Podoposturologia, Osteopatia, Cadeias Musculares) e nos Estados Unidos (Maitland e Programas científicos da Chattanooga Group utlizando Eletroterapia, Mesa de tração Triton DTS, Mesa de Flexão Ergostyle e Estabilização Vertebral) firmando, então, uma parceria com este grande grupo e criando a técnica Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral.

ITC Vertebral em São Paulo (SP)
A unidade do ITC Vertebral no Jardim Paulista está apta a receber os profissionais da imprensa para reportagens, fotos e entrevistas.
Endereço: Avenida Nove de Julho, 5143 – 5o andar – Conj. 52

Outras unidades:
Granja Viana – Rua José Félix de Oliveira, 875 - sala 03?
Campo Belo – Rua Antônio de Macedo Soares, 1081?
Perdizes – Rua Capital Federal, 160

Visite os sites:
www.itcvertebral.com.br
www.herniadedisco.com.br (carol.ranier@uol.com.br)

Fonte: paran@shop


até breve

Um comentário:

Anônimo disse...

Hoje a Mesa de Flexão Distração já existe no Brasil fabricada 100% em nosso país, além de ótima qualidade tem um custo melhor que as importadas. Fabricante. www.techmec.com.br