terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

OGX descobre petróleo em águas rasas da bacia de Campos


A OGX, braço de petróleo e gás natural do grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciou a descoberta de indícios de petróleo no bloco BM-C-37, em águas rasas da bacia de Campos.

A OGX divide o bloco igualmente com a Maersk Oil, operadora do bloco.

O poço exploratório onde foi feita a descoberta, batizado de Carambola-A (1-MRK-3/4P-RJS), é o primeiro de dois poços a serem perfurados no bloco. A primeira perfuração foi concluída a uma profundidade total de 3.400 metros abaixo do nível do mar.

"...foram identificados hidrocarbonetos em reservatórios arenosos da seção santoniana que totalizam em torno de 14 metros de net pay potencial e em reservatórios carbonáticos das seções albiana e aptiana, apresentando net pays potenciais ao redor de 43 e 12 metros, respectivamente", informou a OGX em nota nesta quarta-feira.

O poço Carambola-A situa-se a aproximadamente a 74 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d'água é de aproximadamente 134 metros.

A sonda Blackford Dolphin iniciou as atividades de perfuração no dia 3 de novembro de 2010 e será deslocada cerca de 4 quilômetros ao norte para a perfuração do poço exploratório Carambola B, segundo a OGX.

Segundo o analista do BB Investimentos Nelson Matos, a notícia é positiva para a empresa e a recomendação continua de compra para as ações, apesar de ressaltar que a descoberta não é garantia de declaração de comercialidade.

Ele destacou em relatório que o prospecto Carambola está próximo de outras descobertas da OGX nos blocos BM-C-41, 42 e 43, "favorecendo a formação de um cluster de produção, o que possibilita a otimização da infraestrutura e da logística a serem implantadas".

"Destacamos, ainda, que o resultado desta perfuração aumenta o otimismo para o resultado do segundo poço exploratório no bloco (prospecto Carambola-B) situado a 4 km ao norte, a ser iniciado ainda este mês pela sonda Blackford Dolphin", afirmou o analista.

As ações da companhia subiam 1,39 por cento, por volta das 13h55 (horário de Brasília), apesar do petróleo continuar registrando queda mas mantendo-se em patamares elevados. No mesmo horário, o Ibovespa valorizava 0,64 por cento.

Fonte: A Crítica de Campo Grande - MS

até breve

Nenhum comentário: