quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Barba incômoda - O laser elimina pelos encravados na barba Problema que irrita muitos homens tem várias soluções


Espelho meu
Por Lucia Mandel

Tenho pelos encravados na barba, mas tenho medo de fazer tatamento com laser porque posso me arrepender, não quero uma pele completamente lisa. A senhora tem alguma sugestão?
(Lair)

Você sabe por que o pelo encrava? Depois que nasce e ultrapassa a pele, ele se curva e penetra de novo na pele. Ou então, nem chega a ultrapassá-la: cresce por baixo dela. A pele inflama, fica avermelhada, inchada e dolorida. Fica também mais propensa a infecções por bactérias, e nesse caso surgem pequenas bolinhas com pus, como se fossem espinhas. Homens de barba grossa e com pelos enrolados são os mais afetados. Isso é um problema para quem quer ou precisa estar sempre com barba bem feita. O pescoço é área preferencial para ter pelos encravados, e o desconforto aumenta ainda mais para quem precisa usar camisa e gravata: o colarinho fica raspando numa pele já sensibilizada.

O tratamento ideal é a depilação a laser, porque elimina os pelos que tendem a encravar. Outras sugestões, que comentarei a seguir, apenas suavizam o incômodo. Mas não eliminam a causa do encravamento, e não resolvem completamente e nem definitivamente a situação.

Para uma depilação completa da barba são necessárias ao menos cinco sessões de laser. Ao decidir tratar sua barba com depilação a laser, você pode restringir a aplicação a poucas sessões. Com duas, três ou quatro sessões, alguns pelos são eliminados e outros não, o que deixa a barba mais rala. E os pelos que sobram ficam mais finos. Assim, o incômodo com pelos encravados diminui consideravelmente e sua barba não desaparece completamente.
Você também pode restringir ao pescoço suas sessões de depilação a laser. É possível definir uma faixa a ser depilada e preservar a barba do rosto e de alguns centímetros abaixo da mandíbula.

Se mesmo assim o laser não for uma opção para você, algumas dicas ajudam a diminuir o incomodo com pelos encravados:

1. Faça sua barba durante o banho, quando os pelos estão macios.
2. Use um aparelho de barbear com apenas uma lâmina. Quanto mais rente o barbeado, maior a chance de encravamento.
3. Faça a barba no sentido do crescimento dos pelos. O barbeado contra o crescimento dos pelos fica mais rente e aumenta a tendência ao encravamento.
4. Esfolie a pele três vezes por semana.
5. Use loção pós-barba com ativos calmantes, como azuleno ou alfabisabolol.
6. Para aliviar a inflamação, faça compressas geladas com chá de camomila, ou borrife água termal gelada na pele sensiblizada.
7. Dê um dia de folga toda semana para sua pele, e nesse dia não se barbeie.
8. Dependendo da avaliação de seu dermatologista, use cremes à base de cortisona ou antibiótico.

Fonte: veja

até breve

Um comentário:

Fredão disse...

Vai mandar o laser ou ta usando alfabisabolol ???

Abraços