quarta-feira, 20 de abril de 2011

Justiça determina abertura de agências bancárias no 28º dia de greve dos vigilantes



Mesmo assim sindicato afirma que a greve continua

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro conseguiu nesta terça-feira (19) uma decisão na justiça que determina a abertura de cinco agências bancárias na região central de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, em 24 horas. Os bancos estão sem funcionar desde o início da greve dos vigilantes, que nesta terça-feira completou 28 dias.

A decisão, tomada com base em uma ação civil pública da Defensoria, estabelece que se o sindicato dos trabalhadores impedir o funcionamento das agências vai ser penalizado com uma multa diária de R$ 10 mil. As agências centrais dos bancos do Brasil, Itaú, Santander, HSCB e Bradesco devem funcionar normalmente nesta quarta-feira (20). A agência da Caixa Econômicas Federal está fora da determinação.

O presidente do Sindicato dos Vigilantes no Norte e Noroeste do Estado, Luiz Rocha, afirmou que isso não significa o fim da greve.

- Continuamos mobilizados e não vamos voltar sem negociação. A Justiça determinou que o banco volte a funcionar, não que a greve dos vigilantes termine.

Os vigilantes estão em greve desde o dia 23 de março. Eles reivindicam um reajuste salarial de 10% além da inflação. O Sindesp-RJ (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Rio de Janeiro) acertou com três dos 12 sindicatos um reajuste de 8%, que engloba a correção inflacionária mais 1,5%. O sindicato patronal também propôs o aumento de 3% para 8% do valor pago a título de adicional de risco. Segundo as empresas, somados todos esses índices, o ganho real para os trabalhadores será de 14,62%.

A greve atinge várias regiões do Estado, como os municípios da região norte e noroeste, a cidade de Nova Friburgo, na região serrana, a região dos Lagos e o sul fluminense, além da capital.

Fonte: R7

até breve

Nenhum comentário: