sábado, 16 de abril de 2011

Joaquim Barbosa pede informações à Procuradoria sobre réus do mensalão


O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, enviou ao procurador-geral da República petição de dois denunciados na ação penal do mensalão, que querem ter acesso aos autos do inquérito que ainda investiga desdobramentos do esquema. Segundo eles, no pedido, reportagens divulgadas recentemente informam que haveria provas no inquérito para embasar o julgamento da ação penal contra 38 réus no caso do mensalão do PT.


O ministro pede que o chefe do Ministério Público informe se os denunciados são investigados também no inquérito. Os autos da investigação estão na Procuradoria. Só depois da resposta do procurador o ministro vai analisar o pedido. Ele lembrou ainda que se tratam de processos distintos e que "os dados constantes do presente inquérito não serão utilizados na análise dos fatos objeto da ação, por tratarem de fatos diversos".


Em seu despacho, Joaquim Barbosa revelou que os autos do Inquérito permanecem em sigilo e estão com o Procurador-Geral da República, para manifestação. "Vale dizer, o segredo de justiça limita o acesso aos autos exclusivamente aos advogados dos investigados e, por ora, não há notícias de que os peticionários sejam sujeitos passivos das investigações", frisou o relator.


Fonte: O Globo


até breve

Nenhum comentário: