sábado, 16 de abril de 2011

Exercício físico 1 semana após infarto acelera recuperação


É o que indica pesquisa de cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá.


Praticar exercícios apenas uma semana após sofrer um ataque cardíaco pode melhorar a recuperação do paciente. Segundo pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, começar atividades físicas leves, mas frequentes, sete dias após o problema pode ser mais eficiente para a recuperação da saúde do coração do que ficar de repouso um mês ou mais. A pesquisa foi publicada no jornal científico Trials.


Estudos anteriores já demonstravam os benefícios do esporte para a saúde do coração. Isso acontece porque, ao melhorar o condicionamento físico, o exercício acaba por beneficiar a musculatura do coração e a capacidade aeróbica do paciente. “Para cada semana de atraso no início dos exercícios, foi necessário o acréscimo de cerca de um mês de atividades físicas no tempo de tratamento para se obter os mesmo resultados”, diz Alex Clark, um dos responsáveis pelo estudo. O especialista completa ainda que as melhores recuperações foram vistas com, no mínimo, seis meses de exercícios físicos após o ataque cardíaco.


Os médicos, no entanto, fazem um alerta. A pesquisa não deve servir como um sinal verde para que se comece a fazer atividade física sem orientação médica. Alguns pacientes, por exemplo, podem não estar com a condição cardíaca estável e, ao se forçar a praticar algum tipo de esporte, acabam por colocar a saúde em risco.


Fonte: veja


até breve

Nenhum comentário: