sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pacientes do SUS em SP ganham equipamento potente que destrói tumores


Icesp também vai coordenar maior laboratório de câncer da América Latina.


Um ultrassom de alta intensidade unido à ressonância magnética. Essa é a tecnologia de um aparelho que acaba de chegar ao Icesp (Instituto do Câncer de São Paulo). O equipamento ultrapotente é capaz de destruir tumores. os pacientes do SUS poderão utilizar.


De acordo com a Secretaria de Saúde, o Hifu (High Intense Focus Ultrassound) é o primeiro da América do Sul e será utilizado, inicialmente, para tratar miomas e metástases ósseas. A ideia, no entanto, é ampliar o uso para outras áreas da oncologia. O investimento para aquisição do equipamento foi de R$ 1,5 milhão.


O aparelho permite investigar novas formas de tratamento sem a necessidade de cortes, cirurgia ou internação. Por não ser invasivo, o método, que dura aproximadamente duas horas, permite que o paciente realize o procedimento consciente, permanecendo acordado e podendo voltar para casa no mesmo dia.


O Hifu concentra no tumor até mil feixes de energia ultrassônica. Cada feixe passa através do corpo sem causar lesão, mas, quando convergem para o ponto selecionado, elevam a temperatura nesse local. A ressonância magnética serve para localizar e direcionar essa energia precisamente no tumor.


Para o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, trata-se da democratização de um grande avanço científico.


- Além de uma excelente oportunidade para avançarmos significativamente no desenvolvimento de terapias minimamente invasivas na oncologia.


O Icesp apresentou também nesta quinta-feira o maior laboratório destinado a pesquisas sobre câncer. O Centro de Investigação Translacional em Oncologia será a unidade coordenadora de uma rede composta por 20 grupos que atuam em pesquisa básica e aplicada em oncologia. O investimento foi de R$ 2 milhões, segundo a secretaria.


O centro vai unir especialidades como epidemiologia, genética molecular, biologia celular, biologia molecular, virologia e engenharia genética, processamento de amostras (Biobanco de Tumores), laboratório de Expressão Gênica e Seqüenciamento e patologia molecular.


A secretaria diz que, com o novo centro, será possível otimizar recursos, sistematizar a coleta, realizar o processamento de amostras e testes e acelerar a difusão dos resultados obtidos nas diversas frentes de pesquisa espalhadas em importantes instituições como o Hospital das Clínicas, Incor, Faculdade de Medicina da USP, Hospital A.C. Camargo, dentre outras.


Fonte: R7



até breve

Nenhum comentário: