terça-feira, 19 de abril de 2011

"Circo Baixada de Queimados é um dos vencedores do Prêmio Rio Sociocultural", Gotta – os Intérpretes da Alegria, de Campos também foi contemplado


O Projeto Circo Baixada, foi o único representande da Baixada a ficar entre os finalistas do Prêmio Rio Sociocultural. A premiação aconteceu na última quinta-feira (14), no Teatro João Caetano e contemplou os cinco vencedores com R$5.000,00 e a chancela do selo Rio Sociocultura. Os outros quatro contemplados foram: Sociedade Musical Camerata Rio Florense, de Rio das Flores, MacacuCine, de Cachoeiras de Macacu, Gotta – os Intérpretes da Alegria, de Campos dos Goytacazes e Criando Cultura, Produzindo Sonhos, de Volta Redonda.


O governador Sérgio Cabral surpreendeu os 10 finalistas, ao anunciar que irá propor à Secretaria de Cultura do Estado um apoio anual de R$25.000,00 para cada um deles. Estiveram presentes também, 60 formadores de opinião, como atores, jornalistas e representantes de várias áreas da cultura, que deram seus pareceres por escrito sobre cada projeto e, esses documentos serão enviados aos gestores das dez ações finalistas.


Proveniente de Queimados, o Projeto Circo Baixada surgiu a partir de uma pesquisa realizada em 2002, dando conta de que 49% das crianças em “situação de rua” no Rio de Janeiro eram provenientes da Baixada Fluminense e que Queimados apresentava o pior IDH da região. O trabalho, realizado de segunda a sexta-feira, é baseado na arte-educação. Cerca de 80 crianças e jovens de 7 a 18 anos aprendem técnicas de circo, dança, teatro realizando apresentações anuais em praças e teatros da região. “O projeto tem um caráter educativo e não profissionalizante”, diz a coordenadora Simone Pires. “O objetivo não é transformar os meninos em artistas, mas sim mostrar que eles têm outras formas de se expressar através da arte e da cultura”.




até breve

Nenhum comentário: