segunda-feira, 18 de abril de 2011

Inadimplência com cheques sobe pelo 3º mês seguido, aponta Serasa


Em março, foram devolvidos 2,13% de cheques no país. 1º trimestre, contudo, registrou o menor índice para o período em 6 anos.

A inadimplência com cheques no Brasil subiu pelo terceiro mês seguido neste ano em março, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (18) pela Serasa Experian. Em março, foram devolvidos 2,13% de cheques. Em fevereiro, o percentual de devoluções havia sido de 1,83%, e em janeiro, de 1,70%. De janeiro a março, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos, com índice de 10,88%.


Apesar dos avanços mensais verificados, no acumulado, contudo, o primeiro trimestre de 2011 registrou o menor número de cheques devolvidos para o período nos últimos seis anos, aponta a Serasa. De janeiro a março, houve 1,89% de devoluções de cheques. Em 2005, em igual período, o percentual havia sido de 1,74%.


Roraima lidera inadimplência

De janeiro a março, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos, com índice de 10,88%. São Paulo foi o estado com menor percentual, com 1,45%.


Entre as regiões, a Norte foi a que registrou maior devolução de cheques nos três primeiros meses de 2011, com 4,03%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,55%, diz a empresa.


Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência com cheques cresceu em março em razão da sazonalidade e dos eventos econômicos. “O terceiro mês do ano é caracterizado por fortes pressões sobre o orçamento familiar, provocadas por despesas como pagamento de parcelas do IPVA, do material escolar e os gastos com férias e carnaval”, diz a empresa, em nota.


Outros fatores também podem justificar a alta mensal, como o aumento da inflação e dos juros, avalia a Serasa.


Fonte: G1


até breve

Nenhum comentário: