segunda-feira, 25 de abril de 2011

O bom carnaval fora de época na pista de Campos



28 agremiações entre blocos e escolas de samba vão desfilar no fim de semana, terminando no dia 1º de maio

O sucesso alcançado nos dois últimos anos, quando foi lançado o Campos Folia, que chegou para organizar o Carnaval de Campos, deverá se repetir mais uma vez este ano, quando começarem os desfiles na Passarela Dagval Tavares de Brito, sambista que brilhou nos antigos carnavais na cidade e que vai ser homenageado pela organização da festa. Outra homenagem que vai ser feita, este ano, é ao centenário do compositor Wilson Batista, “O Bamba do Samba”. O Campos Folia começa no próximo sábado, 29 de abril, e segue até o dia primeiro de maio.

Para abrilhantar ainda mais o desfile, três das maiores escolas de samba do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro, que este ano levantaram o público na passarela da Marquês de Sapucaí, vão abrir os três dias de desfile em Campos. Na sexta-feira, a Unidos da Tijuca vai ser a primeira atração. No sábado será a vez da Porto da Pedra de São Gonçalo e, no domingo, a Mangueira deverá levar um grande público aos desfiles.

BLOCOS

A programação traçada para este ano, vai começar na sexta-feira, com o desfile dos blocos de samba, que este ano, reúne todos os blocos em um só dia na avenida. Cada bloco terá o tempo de 30 a 50 minutos para desfilar, com no mínimo, 400 integrantes e uma bateria de pelo menos 50 ritmistas. Além do carro abre-alas, é obrigatória a apresentação de, pelo menos, duas alegorias. Serão julgados: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, conjunto, alegorias e adereços, fantasias e comissão de frente.

O corpo de julgadores vai ser composto por 20 especialistas, sendo dois para cada um dos quesitos. Cada julgador dará notas de 5,0 a 10, em seu quesito de competência, sendo admitidas as notas fracionadas em decimais. Os seis primeiros colocados passam a formar o Grupo Especial para o Campos Folia 2012 e os cinco últimos colocados vão formar o Grupo de Acesso.

ESCOLAS

Na sexta-feira, começa o desfile das escolas de samba e cada uma delas desfilará no tempo mínimo de 40 minutos e no máximo de 60 minutos. Cada agremiação levará, no mínimo, 500 integrantes para a avenida. Além do carro abre-alas, é obrigatória a apresentação de, pelo menos, duas alegorias. A ala das baianas deve ter a partir de 30 componentes. Os ritmistas da bateria precisam compor um grupo de 60 pessoas.

A ordem dos desfiles no carnaval fora de época de Campos será está:

SEXTA-FEIRA
Dia 29, a partir das 21 horas, passarão os blocos Castelo do Parque Aurora, Unidos do Nova Brasília, Os Psicodélicos, Caprichosos de Guarus, Juventude da Baleeira, União Feliz, Em Cima da Hora, Verde e Branco, Unidos do Capão, Chuva de Ouro e Unidos do Eldorado

SÁBADO
No dia seguinte desfilarão as escolas de samba a partir das 21 horas: Amigos da Farra, Acadêmicos da Pecuária, Mocidade Louca, União da Esperança, Ás de Ouro, Cidade Luz, Ururau da Lapa, Leopoldinense, Unidos de Santa Cruz e os Os Independentes. Na segunda noite das escolas de samba, no domingo, 1º de maio, vão desfilar Unidos de Ururaí, Onça no Samba, Madureira do Turfe, Império da Baixada, Boi Sapatão, Unidos de Travessão e Tradição Alvi-anil.

Fonte: O Dia

até breve

Um comentário:

savio disse...

Desde já, confirmo minha ausência.