domingo, 22 de agosto de 2010

Aplicação a laser é método mais eficiente na remoção de tatuagens


Técnica apaga as imagens sem deixar marcar na pele.

Carregadas de significados, as tatuagens perpetuam na pele um momento especial da vida, um amor, uma convicção política. Mas o tempo passa, a vida muda e, em alguns casos, essas figuras podem perder o significado, tornando-se indesejáveis. Mas como se livrar da tatuagem?

Até há alguns anos, a saída era apenas a retirada cirúrgica e a dermoabrasão (raspagem), métodos até hoje utilizados, mas que deixam uma cicatriz parecida com uma queimadura. Atualmente, já é possível apagar tatuagens sem deixar marcas, utilizando-se o laser.

— É possível remover a tatuagem completamente. Porém, em alguns tipos pode ser que fique um sombreado que com o tempo vai desaparecendo — avalia o dermatologista Gilvan Alves.

O tratamento é feito em várias sessões — com duração de 15 minutos cada —, cujo número vai depender do tamanho da tatuagem, da profundidade do pigmento na pele e, também, das cores usadas nos desenhos.

— Na maior parte das vezes, a média é de seis a 20 sessões, com intervalos de dois meses, no mínimo — informa o dermatologista Erasmo Tokarski.

A maior dificuldade na remoção da tatuagem são as cores. O amarelo e o vermelho são os pigmentos mais difíceis de serem removidos.

— Essas cores exigem uma associação para despigmentar. Normalmente, são usados dois tipos de laser diferentes para alcançar o resultado — observa Gilvan.

De acordo com Tokarski, o vermelho e o amarelo exigem uma intensidade maior de luz para desaparecer. O cirurgião explica que para essas cores são aplicadas ondas de luz mais curtas e intensas do que para as tintas preta e azul.

— Eu diria para não fazer uma tatuagem. Mas se quiser fazer, faça com cores escuras, de preferência preta e azul, que são bem mais fáceis de serem removidas — sugere Tokarski.

Outra dificuldade na remoção do desenho é a profundidade com que foi cravada na pele. Segundo Tokarski, quando a tatuagem é bem feita, fica na mesma profundidade, e isso facilita uma ação melhor do laser no pigmento.

— O problema é quando o tatuador ultrapassa a membrana basal, que divide a epiderme da derme. Nesse caso, a pessoa vai precisar de mais sessões para chegar até o pigmento — explica Tokarski.

--

Difícil de apagar

As tatuagens de remoção mais difícil são:

— Nas cores amarela e vermelha

— No peito, nas costas, na nuca e no dorso das mãos e dos pés. Esses lugares apresentam grande probabilidade de desenvolver queloide (cicatriz saliente, dura, de cor rosa), apesar de o desenho sumir

--

A geóloga Letícia Lemos, 31 anos, está na oitava sessão de laser para remover um duende que tatuou nas costas quando tinha 17 anos.

— A tatuagem não me atrapalha em nada, mas ela não tem mais nada a ver comigo. Por isso decidi removê-la. Vi a cirurgia plástica e a raspagem, mas todas iriam deixar cicatriz — justifica Letícia, agora satisfeita com os resultados do laser.

A estilista Fernanda Ferrugem, 33 anos, não teve a mesma sorte de achar um tratamento a laser e retirou sua antiga tatuagem, uma aranha na mão.

— Não conhecia outro método. Aproveitei que iria para a mesa de cirurgia, por conta de outro problema, para me livrar da tatuagem.

O resultado foi uma cicatriz que parece queimadura:

— Ainda bem que o desenho era pequeno e não senti dor — conta.

O dermatologista Erasmo Tokarski faz uma comparação:

— Para fazer uma tatuagem, a pessoa leva até três sessões, ou seja, sofre três vezes. Para retirá-la é quase um ano. O sofrimento é maior.

A fotógrafa Priscilla Debatista Brito, 30 anos, está no fim do tratamento. Ela começou as sessões há exatamante dois anos e só agora sua tatuagem — um desenho tribal no braço — está sumindo.

— Na primeira sessão, quase morri de dor. Achei que não fosse aguentar. Mesmo com um jato gelado, que a assistente joga enquanto o laser atua, é como se estivesse queimando a pele. O alívio é que a dor vai diminuindo no decorrer das sessões — comemora.

Para amenizar a dor, é recomendável usar uma pomada anestésica 30 minutos antes da sessão. Dependendo do tamanho da tatuagem, uma sessão pode custar de R$ 550 a R$ 1,2 mil.

— Tatuagem é algo permanente. Dá para remover, mas existem os ônus que a pessoa paga: a dor e o dinheiro gasto — avalia o dermatologista Gilvan Alves.

Tire suas dúvidas

— O laser é seguro?

Essas aplicações, específicas para agir no pigmento, têm sido largamente aplicadas no Brasil e no Exterior por milhares de pacientes e não se conhecem efeitos danosos à saúde. Em geral, o risco de cicatriz é mínimo, pois a luz do laser danifica apenas a tinta da tatuagem e não a estrutura da pele. Dentro da sala de procedimento, a permanência só é permitida com o uso de óculos especiais.

— O que acontece após o tratamento?

Logo após a exposição ao laser, a região tratada se torna ligeiramente branca, o que usualmente regride em 20 minutos. Nos dias seguintes, uma casquinha irá se formar na região, que em alguns casos terá a mesma cor da antiga tatuagem. Isso ocorre porque a tinta superficial estará saindo naquela crosta. A pele habitualmente volta ao normal em 10 a 15 dias, faltando apenas a repigmentação natural pela melanina (pigmento marrom-escuro encontrado na pele, nos pelos e na íris).

— Quais são os efeitos colaterais?

A pele tem um pigmento natural, a melanina, que também absorve a energia do laser. Nas pessoas de pele escura, a área tratada pode ficar um pouco mais clara por alguns meses. A melanina normalmente volta a repovoar essa área, restaurando a cor natural, mas a tinta da tatuagem, uma vez retirada, não volta mais.

Por Erasmo Tokarski, cirurgião dermatologista.

Fonte: Zero Hora

até breve

Nenhum comentário: