terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pelo programa, governo paga faculdade e estudante quita depois de formado.

Pelo programa, governo paga faculdade e estudante quita depois de formado.
Usuários alegam que acesso ao crédito está difícil.

As faculdades particulares no Brasil têm quase três vezes mais alunos do que as públicas, segundo o Ministério da Educação. São 4,2 milhões de alunos nas particulares contra 1,5 milhão nas públicas.

Nas particulares uma parte dos estudantes recebe financiamento do governo federal para pagar as mensalidades. No entanto, muitos alunos têm reclamado da demora para conseguir o benefício. O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) existe desde 1999. O governo paga a faculdade particular e o estudante quita a dívida depois, já formado.

Este ano a procura aumentou já que as condições estão mais facilitadas. Os juros diminuíram para 3,4% ao ano e o valor do financiamento aumentou para até 100% do valor da mensalidade. Mas estudantes de faculdades particulares reclamam que o acesso ao crédito está difícil.

A secretária Larissa Costa, de 19 anos, foi aprovada para o curso de psicologia, mas seu salário é menor que a mensalidade do curso. “Eu entreguei os documentos na faculdade, mas até agora não recebi a declaração de regularidade da inscrição”, diz.


O estudante de informática Felipe Ferreira culpa a burocracia por não conseguir o financiamento. “Eu perdi mais ou menos quatro dias indo ao banco.”

O Ministério da Educação nega que haja atrasos na liberação dos financiamentos e informa que só este ano já foram feitos 44 mil novos contratos.

O Sindicato das Faculdades Particulares de São Paulo afirma que mais de 60% das entidades do país enfrentam problemas com o Fies.

“A questão está mais relacionada com a falta de agilidade desse sistema que ainda não está totalmente redondo em termos de cruzamento de informações com as instituições”, afirma Gilberto Couto, do Sindicato das Entidades de Ensino Superior do Rio de Janeiro.

A Caixa Econômica Federal, que libera o financiamento aos estudantes, informou que não há atraso no processo.



Fonte: G1

até breve

Nenhum comentário: