sábado, 21 de agosto de 2010

Sarampo continua extinto no País, diz ministério


Ministério da Saúde afirmou ontem que o vírus do sarampo não circula no País. Os dois casos confirmados no Rio Grande do Sul e outros três no Pará teriam sido importados, ou seja, os pacientes foram infectados em outros países e depois vieram para o Brasil. A pasta afirma que o País interrompeu a circulação autóctone do sarampo em 2000.


"A presença de casos importados é esperada pela vigilância em saúde, mesmo após a eliminação do vírus no Brasil, por causa de pessoas que vêm de países onde a doença ainda existe, como alguns países da Europa, da Ásia e da África", diz a nota.

O comunicado do ministério explica que, nos três casos do Pará confirmados no início do mês, o vírus é "similar aos dos surtos registrados na Inglaterra, na França, na Itália e na Holanda".

Os pacientes são três irmãos que não foram vacinados contra a doença. Os pacientes gaúchos, dois irmãos de 11 e 12 anos, estiveram com a família em Buenos Aires no final de julho. "Nesse período, foram confirmados na capital da Argentina três casos de sarampo em pessoas que relataram viagem recente à África do Sul, segundo o Ministério da Saúde do país vizinho." A família das crianças informou que os meninos não foram vacinados por serem alérgicos a ovo.

Na Bahia, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta para tentar evitar a chegada de casos de sarampo. Segundo o comunicado, os trabalhos de prevenção foram intensificados em portos, aeroportos e rodovias. Unidades de saúde e laboratórios devem notificar imediatamente todo caso suspeito.

Fonte: Estadão

até breve

Nenhum comentário: