terça-feira, 24 de agosto de 2010

SUS amplia público alvo de vacinação contra hepatite B


O Ministério da Saúde aumentou o número de grupos prioritários para a vacinação gratuita contra a hepatite B. Gestantes após o terceiro mês de gravidez, manicures, pedicures, podólogos, mulheres que fazem sexo com mulheres, travestis, portadores de doenças sexualmente transmissíveis e do sangue e populações de assentamentos e acampamentos são os novos beneficiados pela cobertura do imunizante via Sistema Único de Saúde (SUS).

"Estamos aumentando gradativamente a população atendida e a ideia é tornar a vacinação universal", afirmou Ricardo Gadelha, coordenador de hepatites virais do Ministério da Saúde.

O total de unidades públicas onde a vacina será aplicado também aumentou. A vacina, que antes era restritá, poderá ser tomada agora em qualquer posto de saúde - são 60 mil novos locais. Para dar conta da nova demanda, foram compradas mais 18 milhões de doses da vacina do Instituto Butantã, além das 15 milhões que eram usadas todos os anos.

A hepatite B é uma doença que pode levar a lesões e câncer de fígado. Transmitida pelo sangue, esperma e secreção vaginal, atinge quem faz sexo sem camisinha ou compartilha objetos contaminados por sangue, como lâminas de barbear e alicates de unha. A doença também pode ser transmitida da mãe para o bebê e é o único tipo de hepatite para o qual existe vacina específica - mas a imunização também protege contra o vírus da hepatite D, que parasita o B.

Existem ainda as hepatites causadas pelos vírus A (transmitido por água e alimentos contaminados), C (pelo sangue, como a B, mas raramente por via sexual) e E (por alimentos e água contaminados), que não têm vacina e também geram danos ao fígado.

Fonte: Época

até breve

Nenhum comentário: