quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Médicos-residentes entram em greve em todo o país


Estudantes querem reajuste de 38,7% no valor da bolsa-auxílio. Ministério da Saúde oferece 20%.

Cerca de 17 mil médicos-residentes em todo país entraram em greve nesta terça-feira (17) para reivindicar reajuste de 38,7% no valor da bolsa-auxílio. Eles também querem o pagamento da décima terceira bolsa, além de auxílio-moradia, auxílio-alimentação, e o aumento da licença-maternidade de quatro para seis meses.

De acordo com o presidente da Associação Brasiliense de Médicos Residentes, Cassio Rodrigues, no dia 13 de julho, eles entregaram um documento com as reivindicações aos ministérios da Educação e da Saúde, mas não houve negociação.

“A nossa proposta é de 38% e não vamos aceitar o contrário. Isso já vem sendo debatido há algum tempo e agora não dá mais”, disse. Atualmente, os residentes recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 1.916,45.

De acordo com o Ministério da Saúde, a proposta de reajuste de 20% no valor da bolsa a partir de 2011 só foi possível por meio do remanejamento de recursos de outros projetos dos órgãos financiadores.

O Ministério alega que algumas reivindicações dos médicos-residentes, como o auxílio-moradia e o auxílio-alimentação, são de categorias trabalhistas e não devem ser consideradas, já que eles ainda são estudantes em processo de formação profissional.


A médica-residente Renata Figueira, de 28 anos, destaca que as reivindicações não são somente por reajuste, mas também por condições melhores de trabalho. Segundo ela, é comum os futuros médicos fazerem vários plantões, o que é desgastante. “Estamos aqui por uma causa justa. A causa da valorização e do reconhecimento da saúde pública”, completou.


Fonte: Época


até breve

Nenhum comentário: