terça-feira, 17 de agosto de 2010

Censo pode ser respondido pela Internet


IBGE aumenta o uso de tecnologia com a finalidade de agilizar a apuração dos resultados; previstos para novembro.

Por Alexandre Padilha

Além de contar com toda a tecnologia dos computadores de mão, que facilitaram a apuração de informações nos últimos três anos, o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza a praticidade dos cidadãos poderem responder ao questionário através da Internet.

Há três anos, a utilização do Personal Digital Assistant (PDA), equipamento dotado de receptores GPS que extinguiu a necessidade dos formulários de papel, inovou a atuação dos recenseadores e agilizou a apuração e divulgação dos resultados da pesquisa demográfica realizada pelo IBGE.

Por conta disso, a instituição promete apresentar o número total da população brasileira recenseada no dia 27 de novembro. E para garantir o caléndário, colocou mais uma opção à disposição dos pesquisadores que não encontram as pessoas em casa: é a possibilidade dos questionários serem respondidos pela Internet.

Para isso, é preciso que os cidadãos interessados informem essa vontade aos recenseadores, que devem entregar um envelope ao responsável pelo domicílio contendo um site seguro do IBGE e a senha para responder ao questionário. Caso as perguntas não sejam finalizadas e enviadas em dez dias, o recenseador retorna ao endereço e realiza a pesquisa.

Hoje, os recenseadores do IBGE completam 15 dias de atividades em Bauru e os resultados divulgados pela entidade indicam que o questionário foi respondido por um total de aproximadamente 5% a 15% dos domicílios bauruenses. O instituto não divulgou o número específico de casas visitadas em Bauru nas primeiras duas semanas de atuação.

Para garantir à população a veracidade do seu trabalho, cada recenseador deve vestir colete azul com boné e crachá identificados com o símbolo do IBGE e um PDA (computador de mão). Vale destacar que os pesquisadores do Censo 2010 não precisam entrar nas residências para realizar o questionário. Bauru conta com 390 pesquisadores que vão visitar, até o mês de outubro, 15 mil domicílios da cidade.

Por outro lado, o IBGE divulgou que o Censo 2010 caminha normalmente durante as duas primeiras semanas de pesquisa no território nacional, tendo finalizado a pesquisa em 16,5% dos domicílios brasileiros até as 8h de ontem, o equivalente a 9,6 milhões de residências. Este número indica que os 130 mil recenseadores contratados pela instituição já contaram cerca de 33 milhões de brasileiros.

Entretanto, o Estado de São Paulo sofreu alguns atrasos em decorrências de dificuldades logísticas na distribuição dos coletes dos recenseadores. Com isso, os domicílios paulistas tiveram 11% de seu total visitado pelos recenseadores do Censo 2010.

Contando com o andamento normal da pesquisa, o IBGE afirmou que o primeiro resultado total da população recenseada será conhecido no dia 27 de novembro. Já as demais informações referentes aos questionários do Censo 2010 serão reveladas nos meses posteriores.

Contratações

Para agilizar as pesquisas do Censo 2010 e suprir algumas necessidades que foram expostas após as duas primeiras semanas de atividades, o IBGE divulgou que deve contratar mais 2 mil recenseadores. O presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, afirmou que o órgão vai realizar um processo seletivo para contratar os novos pesquisadores, que serão destinados a São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa da entidade, as vagas disponíveis não haviam sido preenchidas, algo que foi definido como “comum”, uma vez que há candidatos à vaga de recenseador que se desligam ao logo do processo de seleção. A medida foi tomada para que a coleta dos dados não atrase e os novos recenseadores devem começar a trabalhar em setembro.

Fonte: JCNET

até breve

Nenhum comentário: