quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cintura larga é relacionada com risco de vida


Pesquisadores descobriram que o risco de vida aumentava com o tamanho da circunferência da cintura, mesmo com o IMC normal.

Um estudo descobriu que homens e mulheres com cinturas largas têm mais chances de morrer prematuramente. Durante nove anos, os pesquisadores acompanharam 48.500 homens e 56.343 mulheres com idade média acima dos 67 anos. A pesquisa foi realizada pela pela Sociedade Americana de Câncer.

Entre 1997 e 2006, foram registradas as mortes de 9.315 homens e 5.332 mulheres e os pesquisadores descobriram que o risco de vida aumentava com o tamanho da circunferência da cintura. Os resultados mostraram que o risco era ainda maior nos homens de cintura medindo 110 centímetros ou mais e em mulheres com medidas a partir de 95 centímetros. A causa mais comum das mortes das pessoas que tiveram a causa ligada à medida da cintura foram doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer.

Os pesquisadores alertaram que mesmo com o Índice de Massa Corpórea (IMC) normal, basta ter uma barriga maior para estar sujeito ao mesmo risco de uma pessoa considerada obesa. "Nosso estudo mostra que, independente do peso, evitar o aumento da cintura pode reduzir a mortalidade prematura", concluiu a pesquisa.

Fonte: Veja.com

até breve

Nenhum comentário: