domingo, 3 de abril de 2011

É hora de recomeçar: Produtores do Imbé tentam se reerguer após chuvas


Depois da chuva que atingiu o distrito de Serrinha, em Campos, chegou a hora dos produtores arregaçarem as mangas para recomeçar. Várias plantações ficaram alagadas e animais morreram. Em Lagoinha, localidade entre Lagoa de Cima e Conceição do Imbé, apesar de trechos alagados, foi possível chegar há algumas propriedades, em uma delas os prejuízos já são visíveis.


De duas toneladas de mandioca que o produtor pretendia colher, só conseguiu aproveitar meia tonelada. A água que ficou acumulada por mais de 20 dias no terreno, prejudicou ainda uma grande quantidade de brotos, que seriam usados no replantio. O prejuízo estimado chega a R$ 10 mil.


Em outro sítio vizinho, o forte do proprietário é a criação de galinhas. A água subiu rapidamente e foi preciso correr para salvar os animais. Em um tanque, havia pelo menos 500 peixes, ainda pequenos para criação. Tudo foi embora com a força da água. Das 130 galinhas produtoras de ovos, 80 morreram na enchente.


A Defesa Civil informou que não tem mais famílias isoladas no Imbé, mas ainda existem lugares que o acesso só é possível de barco. Não tem como ser feito nenhum trabalho de desobstrução nessas localidades, por isso o jeito é esperar o Rio Mocotó chegar ao volume normal. A equipe de Reportagem entrou em contato com a secretária de Agricultura e Pesca, mas não foi econtrado ninguém para falar sobre uma possível ajuda a esses produtores afetados pelas inundações.


Fonte: in360


até breve

Nenhum comentário: