segunda-feira, 4 de abril de 2011

Posto dentro do hospital vai dar certidão gratuita para recém-nascidos em Campos


Foi inaugurado nesta segunda-feira (4), no hospital dos Plantadores de Cana, em Campos do Goytacazes, no norte fluminense, o primeiro Parc (Posto Avançado de Registro Civil). Os pais que tiverem os filhos na unidade de saúde poderão retirar a primeira via da Certidão de Nascimento gratuitamente.


O hospital dos Plantadores de Cana, é a principal maternidade gratuita do município. A maternidade atende pacientes de toda a região norte e nem todos os pais tinham condições de fazer as certidões dos filhos. Com o Parc, que foi criado por determinação do Conselho Nacional de Justiça, o acesso ao documento ficou mais fácil e rápido. A expectativa é que sejam emitidas 180 certidões por mês no posto.


O filho de Cristiano Alvarenga Carvalho, de 23 anos, foi o primeiro beneficiado com o serviço. O pequeno Kauê nasceu na madrugada desta segunda-feira.


- Eu nem sabia onde fica o cartório mais perto daqui. Estava preparado para sair procurando, quando fui informado que era só descer a escada e fazer a certidão do meu filho.


Além da certidão dos bebês, os pais também poderão fazer o registro civil caso não tenham o documento. O presidente do hospital, Luiz Maurício Crespo, explicou que muitas vezes os próprios pais não tem certidão de nascimento.


- Ainda hoje, atendemos a inúmeros pacientes que sequer tem sobrenome, porque nunca tiraram seus documentos. Esta iniciativa irá contribuir para a redução deste índice. Vamos trabalhar para tornar recém nascidos cidadãos.


O Posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, dentro do hospital, que fica na avenida José Alves Azevedo, 337, no centro de Campos.


Fonte: R7


até breve

Nenhum comentário: