terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fabricantes unem-se para criar óculos 3D universais


Iniciativa permite criar acessórios compatíveis com aparelhos de diversas empresas; consumidores reclamam do preço e compatibilidade dos óculos.

Em breve os óculos 3D ativos serão praticamente universais, permitindo que acessórios comprados com uma televisão da Sony funcionem, por exemplo, no aparelho Panasonic de um amigo. A Panasonic, a Samsung, a Sony e a fabricante de óculos Xpand 3D anunciaram uma iniciativa chamada Full HD 3D Glasses.

O objetivo é criar uma tecnologia padrão para tornar os óculos 3D ativos compatíveis com aparelhos de outras fabricantes. O grupo planeja introduzir um padrão de licenciamento para a nova tecnologia por volta de setembro, com acessórios disponíveis para o público já em 2012.

Uma das maiores reclamações que os usuários fazem a respeito das televisões 3D é a falta de compatibilidade entre os óculos ativos e aparelhos produzidos por empresas diferentes, enquanto que outras pessoas criticam o alto preço dos acessórios (que custam de 40 a 100 dólares por peça, um desafio, por exemplo, na hora de chamar os amigos para assistir uma partida de futebol). A empresa de pesquisa de mercado NPD Group afirmou em julho deste ano que consumidores que não têm interesse em 3D citaram os óculos como maior barreira na hora de comprar uma nova 3D HD.

Acessórios deste tipo geralmente aceitam apenas um tipo de fabricante. Isso acontece por causa das diferentes tecnologias utilizadas pelas empresas para estabelecer a comunicação entre os óculos e a TV – um problema que essa nova iniciativa pretende resolver. Apesar do fato de que esses novos óculos serão desenvolvidos com uma tecnologia mais recente, eles serão compatíveis com TVs 3D lançadas este ano, de acordo com as empresas.

Baixo interesse
Apesar da melhores intenções das emissoras e produtores cinematográficos ao investir em conteúdos 3D, além esperanças dos fabricantes na “explosão” desse tipo de tecnologia nas casas dos consumidores, o futuro da TV em três dimensões ainda é incerto. Em dezembro, a Nielsen divulgou uma pesquisa feita com mais de 27 mil consumidores ao redor do mundo, e constatou que, nos EUA, 59% dos entrevistados afirmaram que “definitivamente não estão interessados” em comprar uma 3D HDTV. A firma de análise de mercado SNL Kagan afirmou em junho que apenas 2% das casas norte-americanas teriam aparelhos compatíveis dessa tecnologia até o fim de 2011. Em contrapartida, a companhia de pesquisas NPD Group ressaltou que as encomendas de painéis LCD 3D aumentaram em 104% durante o primeiro trimestre de 2011.

Fonte: IDG Now!

até breve

Nenhum comentário: