quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Primeiros nomes para substituir Ellen Gracie no STF começam a surgir


A ministra do Supremo deve se aposentar no próximo dia 8. Embora não haja nada confirmado pelo STF, a corrida pela sucessão do cargo já começou; três mulheres são cotadas como preferidas da presidente Dilma

No próximo dia 8, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie irá se aposentar. A aproximação de sua saída do órgão, representante máximo do Poder Judiciário no país, já abriu extraoficialmente a corrida pela vaga, que já tem pelo menos três candidatas. Entre os nomes comentados no Supremo estão o da juíza Sylvia Steiner, do Tribunal Penal Internacional, da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e da procuradora Flavia Piovesan, especialista em direitos humanos.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, divulgou uma nota na qual defende a indicação de um juiz federal para o posto. Antes de tomar posse no STF, Ellen atuou como juíza de um tribunal federal. No fim, cabe à presidente Dilma Rousseff escolher e nomear os ministros do STF, e a expectativa é de que agora ela indique uma mulher.

"A magistratura federal brasileira precisa continuar representada no STF não apenas pela reconhecida e elevada qualidade técnica dos seus membros, mas pela experiência dos juízes em processar e julgar os crimes mais graves do País e também todas as causas que envolvem a União, autarquias e empresas públicas", afirmou Wedy.

Logo no início do mandato, em fevereiro, Dilma apontou Luiz Fux para ocupar a cadeira surgida com a aposentadoria do ministro Eros Grau. Nesta terça, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça confirmou a saída de Gracie, cuja aposentadoria foi assinada na noite de segunda pelo ministro José Eduardo Cardozo. Até que a presidente escolha o substituto ou substituta, o tribunal funcionará com composição incompleta.

Fonte: Época

até breve

Nenhum comentário: