sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Programa com foco na transferência de tecnologia é tema do 3º simpósio de produção intensiva de leite no Rio de Janeiro


A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro e o Senar-Rio, junto com Sebrae-RJ, Embrapa Pecuária Sudeste e Prefeitura de Quissamã, realizarão nos dias 24 e 25 de agosto o 3º Simpósio de Produção Intensiva de Leite, que busca discutir a transferência de tecnologia no setor lácteo. O evento faz parte da programação do Balde Cheio, desenvolvido pela Embrapa – Pecuária Sudeste para a atualização de técnicos. O simpósio será no parque de exposições Renato Carneiro da Silva, em Quissamã.

O programa Balde Cheio tem como objetivos gerar renda nas propriedades participantes, independente do tamanho; resgatar a importância da extensão rural para o desenvolvimento da pecuária de leite; e recuperar a auto-estima e dignidade do produtor. No Brasil, 25 estados já são atendidos, com cerca de 600 técnicos em capacitação e mais de 4.000 unidades demonstrativas/sala de aula.

No evento, serão apresentados painéis com a participação de especialistas para discutir assuntos que promovam o crescimento da pecuária leiteira. Clodoveu Nicola Colombo Junior, Coordenador do Balde Cheio no Mato Grosso e Tocantins, falará sobre a irrigação de pastagens na produção de leite – projeto de baixo custo. Já a fertilidade do solo será o tema da apresentação de Walter Miguel Ribeiro, Coordenador do projeto em Minas Gerais. O professor Vidal Pedroso de Faria, da Esalq, destacará a importância da assistência técnica e os resultados econômicos que podem trazer na produção de leite. André Luiz Monteiro Novo, da Embrapa, contará como é a produção de leite atual na Europa. E Artur Chinelato de Camargo, Coordenador Nacional do projeto, apresentará casos de sucesso no estado do Rio de Janeiro.

A programação do Simpósio inclui no segundo dia a visita a uma Unidade Demonstrativa, o Sítio São Francisco, em Dores do Macabu – Campos dos Goytacazes. Lá os participantes verão na prática os assuntos levantados pelos especialistas e poderão constatar o trabalho desenvolvido na propriedade.

De acordo com Rodolfo Tavares, Presidente da Faerj, os resultados do Balde Cheio no Rio de Janeiro superam as expectativas.

“Há sete anos quando iniciamos o trabalho não imaginávamos tamanho saldo positivo. A Unidade Demonstrativa que será visitada tem apenas um ano de trabalho e é um claro exemplo da importância da transferência de tecnologia e dos impactos que o nosso trabalho tem na vida da família e no aumento significativo de renda. Em abril de 2010 a família terminava o mês devendo cerca de R$ 290. Em abril desse ano, já foi possível manter de lucro R$1.722,83.Na prática é oferecer melhores condições de vida para o homem do campo”.

Ainda de acordo com Tavares, ao longo dos anos o processo de transferência de tecnologia não teve a devida importância no Brasil. “Estamos resgatando a valorização do técnico e investindo na capacitação dos profissionais como forma de obtermos resultados reais com os produtores”, finaliza.

O 3º Simpósio de Produção Intensiva de Leite tem o apoio da LBR, da Emater–Rio e da Secretaria Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: 0800 – 2820020.

Fonte: Fator Brasil

até breve

Nenhum comentário: