quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Time 'sem salário' sobe de divisão e entra para a história


No mundo do futebol, há quem diga que os resultados só aparecem com salários em dia. Abastecido pelo sonho de atuar em um grande clube e ter uma carreira de sucesso no mundo do esporte, os jogadores do Carapebus contrariaram qualquer lógica e conquistaram o acesso à Série B do Campeonato Carioca com uma situação inusitada: sem receber salários. A conquista da vaga veio no último domingo, após empatar com o América de Três Rios, fora de casa, por 2 a 2, e garantir o terceiro lugar da competição. No jogo de ida, o Carapebus venceu em casa, por 4 a 1, e com o empate no segundo jogo se juntou ao Goytacaz e ao Juventus na Segundona do próximo ano.No início da temporada, a diretoria não conseguiu o patrocínio que arcaria com a quantia de R$545 por atleta. Procurando uma saída, o técnico Luciano Lamoglia propôs aos "meninos" um desafio. Sem recurso, ele iria ceder apenas sua quitinete para morarem e bancaria a alimentação.

A loucura começou quando os jogadores aceitaram a surpreendente proposta e fizeram um pacto entre eles: o time iria subir de divisão. O fato virou motivo de brincadeiras na própria cidade e até pelos adversários. O meia Washington lembrou das dificuldades encontradas tanto no dia a dia, como dentro de campo.

- Quando a gente vencia de alguém, eles falavam que era inadmissível perder para um time que não recebia salário. Aqui na cidade muita gente duvidou da gente também, mas conseguimos subir - contou com alegria.

A partir daí, dez jogadores começaram a morar no local que tem apenas dois cômodos. Os colchonetes espalhados pela casa se transformaram nas camas dos heróis. Dos outros 14, oito são de Carapebus e seis de Macaé (a 25km) e estes moram em suas residências.- Era a única coisa que eu poderia oferecer naquele momento. Ali nasceu uma família. É histórico o que aconteceu. Eles provaram que acreditar faz a gente mover montanhas - comemorou o treinador Luciano Lamoglia.O LANCENET! acompanhou a saga do acesso desde a segunda fase do campeonato, quando 16 clubes brigaram pelas três vagas. A competição começou com 30 times e logo na estreia o Carapebus foi goleado para o Goytacaz, por 4 a 0, em casa. Mas o resultado não desanimou os guerreiros que mudaram o quadro nas partidas seguintes até serem considerados a sensação do campeonato.

A cada batalha o time foi ganhando respeito até chegar à semifinal. O adversário era o Juventus, e a derrota novamente uniu o grupo em busca da última chance de subir. Para isso, teria de vencer o América Três Rios na disputa do terceiro lugar.

- Nada para a gente foi fácil e não seria naquela hora. Ficamos tristes, mas unimos forças para realizar o sonho. Estava tão perto que não poderíamos deixar de escapar - destacou o atacante Tataco.Mas o acesso veio na partida decisiva e com ele a confinça dos 24 jogadores em continuar lutando pelo sonho de vencer na carreira de jogador. Agora, o Carapebus com apenas cinco anos de vida, entra para a história. Não pelos feitos milionários ou títulos de expressão, mas pelo simples fato de conquistar um acesso sem pagar nem um centavo aos seus jogadores.

COM ACESSO, JOGADORES VÃO GANHAR SALÁRIO NA SEGUNDONAO prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes, confirmou que o poder público local vai arcar com todos os custos da equipe para a disputa da Série B do Campeonato Carioca no próximo ano.- Vamos mandar um projeto para a Câmara para ser aprovado. A prefeitura vai bancar o salário dos meninos e custear toda a despesa na Segunda Divisão. Além disso, vamos fazer uma reforma no estádio e construir arquibancada para, pelo menos, três mil torcedores - disse.O chefe do executivo preparou uma festa para receber o time após a conquista do último domingo. Um carro do corpo de bombeiros rodou a cidade com os jogadores e a comissão técnica. Depois, a delegação foi para um sítio comemorar o título durante a madrugada.O time poderá receber uma homenagem formal da prefeitura pelo acesso. O prefeito revelou que vai pensar em como fará a mesma.TÉCNICO DIZ QUE NÃO ABRE MÃO DE NENHUM JOGADORO treinador Luciano Lamoglia afirmou que vai manter a base do time na Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Para ele, os jogadores foram heróis e todos têm portas abertas para seguir no elenco carapebuense.

- Só libero eles se for para jogar um time legal. Todos eles vão iniciar o trabalho para a Segunda Divisão. Agora vamos conseguir pagar o salário deles. Não abro mão de ninguém. Essa semana é de comemoração. Se alguém for para outro clube, vou entender - disse.

Lamoglia ainda afirmou que pretende conseguir patrocínios para a equipe.

- Vamos tentar de seis a oito jogadores para disputar a Série B. Queremos alguma empresa para nos ajudar também - disse.RIVAL SE EMOCIONA E VIRA CARAPUBENSE NO MEIO DA SÉRIE CApós a vitória do "0800 Futebol Clube" sobre o União Marechal, por 5 a 1, na segunda fase da Série C, um emocionado jogador chamou a atenção. O atacante Johnny, até então atuando pelo time derrotado, emocionou-se com a história do Carapebus. Ele chegou a chorar quando comentou a história da equipe norte fluminense após a partida.

Alguns dias depois, o técnico Luciano Lamoglia tocado pela situação, procurou o atleta e convidou para fazer parte do grupo.

- Chamei ele para se juntar a nossa família. Ele está conosco a mais de 20 dias e é um campeão também. Ele subiu conosco - contou.

O atacante contou que se considera um vencedor e agradeceu aos companheiros, que abriram as portas para ele. Ele também revelou que torceu muito, sofrendo até mais que os companheiros na fase final da competição.

- Tudo que eles estão vivendo eu também estava passando. Aí quando terminou o campeonato, estava em casa estava triste, minha mãe quase em depressão, e o Luciano me mandou uma mensagem. Estou aqui há 20 dias e parece que estou há anos. Nas finais eu sofri mais que eles. Sou campeão também - comemorou.DOIS DESTAQUES NA SELEÇÃO DO CAMPEONATO

Além do acesso, outro orgulho do time foi a presença de dois jogadores na seleção do campeonato. O meio de campo Washington e o atacante Tataco, ambos com 15 gols e dividindo a vice-artilharia da competição, ficaram entre os melhores da competição.

A dupla recebeu o prêmio na cerimônia realizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de janeiro, na última segunda-feira, em General Severiano, sede do Botafogo.- Estou muito feliz. Sem palavras para descrever o que aconteceu. Só tenho a agradecer. Uma honra receber este prêmio - disse o camisa 10 Washington.

O atacante Tataco fez questão de dividir os méritos com todos os jogadores do elenco. Para ele, o ambiente familiar no elenco fez com que ele fosse escolhido como melhor atacante do campeonato.

- É muito bacana receber, mas divido com todos. Estou muito satisfeito e a ficha está caindo só agora - comemorou.O CAMINHO DO ACESSO1ª Fase20/fev - Carapebus 0x4 Goytacaz27/fev - São Jose 1x2 Carapebus10/mar - Rubro 1x2 Carapebus13/mar - Carapebus 1x3 Sta. Cruz20/mar - Barcelona 2x1 Carapebus27/mar - Goytacaz 1x1 Carapebus03/abr - Carapebus 5x3 São Jose10/abr - Carapebus 5x1 Rubro17/abr - Sta. Cruz 1x0 Carapebus24/abr - Carapebus 4x0 Barcelona2ª Fase08/mai - América TR 1X1 Carapebus15/mai - Carapebus 1X2 ADItaboraí22/mai - Carapebus 2X1 U. de Marechal29/mai - Carapebus 2X1 América TR05/jun - ADItaboraí 2X2 Carapebus12/jun - U. de Marechal 0X5 CarapebusSemifinal21/jul - Juventus 0x0 Carapebus24/jul - Carapebus 0x1 JuventusDisputa de 3º lugar28/jul - Carapebus 4x1 América TR31/jul - América TR 2x2 Carapebus

Fonte: Minuto L

até breve

Nenhum comentário: