terça-feira, 2 de agosto de 2011

Um a cada cinco adolescentes é vítima de bullying pela internet


A pesquisa apontou que 18,4% dos jovens já sofreu cyber-bullying e que apenas 45% deles admitiu que buscaria ajuda dos pais ou dos amigos

Quase um em cinco adolescentes já foi vítima de bullying pela internet, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (01/08) no Reino Unido. A maior parte das vítimas é de meninas. Os jovens que sofreram bullying pela internet, redes sociais ou celular, afirmam que sua confiança ficou abalada e deixaram de ir à escola para fugir dos comentários maldosos dos colegas.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin, entrevistou 500 adolescentes com idades entre 11 e 19 anos.

Entre os entrevistados, 18,4% (quase um quinto) admitiu ter sofrido bullying pela internet ou pelo celular, com fotos e mensagens passadas entre conhecidos.

Das 273 garotas ouvidas, 22% (60) disseram que haviam tido problemas com bullying, enquanto 13,5% dos 200 meninos (27) admitiram o problema.

A situação se mostrou mais complicada quando os pesquisadores perguntaram quantos já haviam presenciado cyber-bullying ou conheciam uma vítima. As respostas aumentaram para 66% (dois terços).

Questionados sobre o impacto dessa prática em suas vidas, mais de 30% dos jovens que passaram por bullying pela internet ou pelo celular disseram que sua confiança havia sido "muito abalada". Já 52% disseram que isso havia afetado sua saúde mental e emocional. Cerca de 29% chegaram a faltar na escola e 39% simplesmente pararam de participar de atividades extra-curriculares, como encontros fora da sala de aula.

Para os pesquisadores, entretanto, o fato mais preocupante é que apenas 45% dos jovens afirmaram que procurariam ajuda para lidar com as consequências de bullying. Dos que pediram ajuda, a maioria procurou os pais e os amigos.

"A maioria das interações pela internet são positivas ou neutras, mas há sempre novas maneiras de se praticar bullying", disse Steven Walker, responsável pela pesquisa. Segundo ele, a maioria dos jovens deixou claro que quem pratica esse tipo de bullying não pensa que está fazendo mal a alguém. "Eles enxergam a prática como uma brincadeira, uma piada", afirmou.

"Com o aumento do uso de redes sociais entre os jovens, essa prática só tende a crescer, enquanto o governo não enfrentar o problema de frente", disse Walker.

Fonte: Época

até breve

Nenhum comentário: