quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ipem encontra partículas de ferro em embalagens de açúcar cristal


Técnicos do laboratório de Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) começaram a analisar, nesta quarta-feira (3/8), as unidades de açúcar cristal de cinco marcas, coletadas após inúmeras ligações recebidas pela ouvidoria do órgão, de consumidores do Rio de Janeiro e do Norte Fluminense preocupados com a possibilidade de embalagens de açúcar conterem partículas de ferro misturadas ao produto.

Das oito unidades verificas do açúcar cristal da marca Tip Top, os técnicos confirmaram a presença de ferro em duas delas. Foi constatado ainda erro no peso do produto: em vez dos dois quilos registrados na embalagem, havia 12% a menos de açúcar.

A presidente do órgão, Soraya Santos, determinou, por intermédio de uma portaria, que fiscais da Diretoria de Metrologia fizessem a interdição cautelar em todo o Estado do Rio de Janeiro de açúcar cristal das marcas Tip Top, Doce Mel, Bonzão, Campo Doce e Maxçucar. Porém, até o momento, os ficais só conseguiram encontrar o açúcar da marca Tip Top, já que os demais foram recolhidos das prateleiras.

- O Ipem sempre desempenhou um trabalho focado na defesa do consumidor. Fiquei surpresa com o resultado e com a falta de sensibilidade por parte dos representantes da empresa, que foram convidados para acompanhar o exame aqui no laboratório, mas não compareceram - disse.

Soraya Santos informou ainda que só hoje, no Norte Fluminense, foram acauteladas 1.600 unidades de açúcar cristal da marca Tip Top, um total de 4.115 quilos do produto. A empresa terá agora um prazo de 15 dias para apresentar defesa, caso contrário, poderá receber multa que varia de R$ 100 a R$ 2 milhões, além de ter seus produtos retirados das prateleiras.

Fonte: JB

até breve

Nenhum comentário: