quarta-feira, 6 de abril de 2011

Duas missões empresariais irão acompanhar visita de Dilma Rousseff à China


A visita oficial que a presidente do Brasil Dilma Rousseff fará à China, de 12 a 15 de Abril, contará com duas missões empresariais, que integrarão centenas de empresários, noticiou a imprensa brasileira.


Uma, com mais de 200 pessoas, será organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a segunda será organizada pela Câmara de Comércio Americana (Amcham), pretendendo ambas contribuir para abrir mais oportunidades de negócios na China.


Os empresários querem expandir ainda mais as trocas comerciais, que têm crescido 47,5 por cento em média anual, tendo aumentado de 9 mil milhões, em 2004, para 56 mil milhões, em 2010, de acordo com o Conselho Empresarial Brasil-China.


Em resultado daquele crescimento, a China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil e um dos maiores responsáveis pela entrada de investimento directo estrangeiro no país.


Números do Conselho Empresarial Brasil-China revelam que em 2010 a estatal chinesa Wuhan Iron Steel (Wisco) se associou ao Grupo EBX, do empresário Eike Batista, para a instalação de uma siderurgia no norte do Estado do Rio de Janeiro, no valor de 3,5 mil milhões de dólares, comprou os direitos de exploração da jazida de ferro Morro de Santana por 5 mil milhões de dólares e adquiriu 21,5 por cento das acções da MMX, também de Eike Batista, por 400 milhões de dólares, para explorar 50 por cento do minério de ferro de Serra Azul.


Outro exemplo de investimento elevado foi o da Sinopec, que adquiriu 40 por cento das acções da Repsol Brasil por 7,1 mil milhões de dólares, mas há outras fusões e aquisições parciais de menor valor, em diferentes estados.


De acordo com o Conselho Empresarial Brasil-China, os investimentos chineses no Brasil foram superiores a 18 mil milhões em 2010, a maioria deles no Rio de Janeiro (9 020 mil milhões) e em Minas Gerais (7 326 mil milhões).

Fonte: Macauhub
até breve

Nenhum comentário: