sexta-feira, 3 de junho de 2011

Universidades do Rio terão que reduzir vagas de 21 cursos de direito


O Ministério da Educação (MEC) determinou que 136 cursos de Direito em todo o País reduzam sua oferta de vagas. As instituições — todas da rede privada — deixarão de receber 11 mil novos alunos. A ordem é punição pela baixa qualidade, atestada pelo governo. Cinco cursos de faculdades do Rio entraram na lista negra: Universidade Estácio de Sá em Macaé e no Rio; Universidade Salgado de Oliveira em Niterói e em Campos; Universidade Santa Úrsula; Centro Universitário de Barra Mansa e Faculdade Santo Antônio de Pádua.

CONFIRA: Lista das universidades que tiveram vagas reduzidas pelo MEC

Os punidos receberam notas 1 e 2 — a máxima era 5 — no Conceito Preliminar de Curso (CPC) em 2009 e foram classificados de insatisfatórios. O MEC considerou a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a titulação e o regime de trabalho dos professores e a infraestrutura.

Os cortes chegaram até 65% do total de vagas ofertadas pela faculdade a partir do resultado do CPC – quanto pior a nota, maior a redução. A medida pode ser estendida a outras áreas. A suspensão das vagas pode ser revista se a instituição conseguir melhorar a qualidade do ensino quando for renovar sua autorização. A redução acontece após dois resultados insatisfatórios consecutivos.

Enem: 3 milhões de inscritos

Até as 12h de quinta-feira, 3.080.600 de estudantes já tinham se inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições vão até o dia 10, somente pela Internet, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/. A expectativa do MEC é chegar a seis milhões de candidatos, 50% a mais que no ano passado.

O Enem substitui total ou parcialmente o vestibular em mais de 30 universidades públicas em todo o País. O exame também é obrigatório para quem vai tentar bolsa do Prouni.

Fonte: O Dia

até breve

Nenhum comentário: