segunda-feira, 13 de junho de 2011

Justiça brasileira é reprovada por advogados que apontam inúmeras deficiências


Para maioria dos 1.172 ouvidos em consulta nacional realizada pela USP,incluindo o Ceará, Judiciário brasileiro é desigual, ineficiente, desonesto, lento, caro e de difícil acesso. Contudo, Marcelo Nobre, do CNJ, critica o baixo número de entrevistas realizadas

A Justiça brasileira é desigual, ineficiente, desonesta, lenta, cara e de difícil acesso para a maioria dos advogados que participaram de uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) para avaliar o índice de confiança dos profissionais no Judiciário.

Durante o mês de março, 1.172 advogados de todas as regiões do País responderam a sete perguntas e avaliaram os tribunais estaduais e federais segundo um sistemas de pontos de percepção que varia de desfavorável a favorável.

Segundo a pesquisa, 86,2% dos entrevistados acham a Justiça pouco ou nada igual quanto ao tratamento dado às pessoas, seja por condição social, favorecimento ou filiação política. Já 89,7% acreditam que ela é pouco ou nada eficiente.

Sobre a rapidez na solução dos casos, a pesquisa apontou que apenas 2% dos advogados acham a Justiça rápida ou muito rápida.

Quanto aos custos, 89,9% acreditam que ela é cara e 61,2% acham que é pouco ou nada honesta.

Com relação ao acesso, 64% dos entrevistados acredita que é muito difícil ou difícil chegar até a Justiça. Por outro lado, 56,6% apostam que daqui a cinco anos a mesma Justiça estará melhor.

Melhor, apesar de tudo

Sem incluir os resultados no índice de confiança, a pesquisa ainda apontou que 59,8% dos entrevistados acham que a Justiça melhorou nos últimos cinco anos e 73,4% afirmaram que os tribunais federais são melhores do que os estaduais.

Para o juiz Sylvio Ribeiro de Souza Neto, diretor do Fórum de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), a falta de recurso é um problema para o Judiciário. “O presidente do tribunal nos disse que se a Assembleia Legislativa não der suplementação de verba, não há como contratar mais ninguém”.

Já o conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Marcelo Nobre, criticou o baixo número de entrevistados, mas disse que ainda há um caminho a ser seguido para tornar a Justiça brasileira mais próxima do ideal.

“Há pesquisas que afirmam que as instituições no Brasil se consolidam após dez anos. O CNJ está completando seis anos e muitas mudanças já foram feitas. Agora, precisamos planejar o Judiciário, torná-lo mais célere, acessível e eficiente”, disse. A pesquisa será divulgada semestralmente. (das agências de notícias)

E agora

Entenda a notícia

Aferições do gênero são importantes, a despeito da necessidade de se ampliar a base de consultas para se ter resultados mais confiáveis. A verdade é que a Justiça do País precisa ainda de melhorar muito para se fazer em consonância com o nome que carrega.

Fonte: Direitoce

até breve

Nenhum comentário: