sexta-feira, 18 de março de 2011

Serra: 700 encostas em risco


Relatório do estado mostra situação grave na Serra, principalmente em Friburgo. Há previsão de ciclone e ressaca no Norte Fluminense hoje e outono de muita chuva.

Rio - Setecentas encostas em sete municípios da Região Serrana ameaçam desabar — a maioria em Nova Friburgo, cidade que teve o maior número de mortos nas chuvas que devastaram a região em janeiro. O alerta foi divulgado ontem pelo Governo do estado, que entregou relatório a todas as prefeituras dessas localidades. Os documentos apontam as ações de contenção que devem ser feitas para evitar novas tragédias. Ontem, a Marinha emitiu aviso de ciclone em São João da Barra, o segundo no litoral fluminense em três dias.

A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Pesca da cidade estão em estado de alerta devido à possibilidade de ressaca. Os órgãos emitiram ontem uma circular avisando aos pescadores e donos de embarcações para não saírem para o mar. A pesca oceânica e a costeira estão provisoriamente suspensas. Campos e São Francisco de Itabapoana também estão em estado de alerta.

No Norte e Noroeste do estado, a chuva diminuiu, mas ainda há acessos totalmente alagados, várias localidades permanecem ilhadas ou com poucas saídas. Em Campos, as chuvas fortes que caíram desde a última semana na região serrana do Imbé deixaram cerca de 200 pessoas desalojadas e 154 desabrigadas.

A Coordenadoria de Defesa Civil da Região Norte-Noroeste registrou 297 desabrigados e 643 desalojados pelas chuvas nas cidades de Bom Jesus de Itabapoana, Campos, Italva, Itaperuna e Natividade. O coordenador regional da Defesa Civil Estadual, coronel Moacir Pires, afirmou que os rios que causaram as inundações estão voltando ao normal. “O tempo melhorou, o sol apareceu em toda a região e muitas pessoas já estão voltando para casa”, garantiu.

PEDRA NA RIO-SANTOS

Na Rodovia Rio-Santos (BR-101 Sul), uma pedra de 40 quilos rolou sobre a estrada, na altura de Mambucaba. Ontem, ela foi removida para o acostamento e o trânsito voltou a fluir normalmente, segundo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O Banco Mundial concedeu um empréstimo de US$ 500 milhões, ou aproximadamente R$ 800 milhões, para o Projeto Urbano e Habitacional Metropolitano do Rio. Os recursos serão usados na gestão de riscos de desastres naturais. A previsão é de muita chuva para o sudeste durante a passagem do verão para o outono, neste domingo.

Fonte: O Dia

até breve

Nenhum comentário: