sexta-feira, 18 de março de 2011

Mais de 650 pessoas estão sem casa por causa das chuvas no norte e noroeste do Rio

Mais de 650 pessoas continuam fora de casa no norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro por causa das chuvas que atingiram a região desde o Carnaval. O levantamento é do Coordenador Regional de Defesa Civil, coronel Moacir Pires, que diz estar confiante que a situação vai melhorar ainda nesta sexta-feira (18).

- A previsão do tempo é de sol em toda a região até terça-feira [23], com isso, o nível dos rios vai baixar ainda mais. Todos já estão voltando a normalidade. O rio Itabapoana está quase no seu leito normal, por isso acredito que grande parte dos desalojados de Bom Jesus do Itabapoana [no noroeste do Estado] vão poder voltar para casa até o final de semana.

Em Bom Jesus do Itabapoana existem 354 pessoas desalojadas. A cidade não tem mais desabrigados. O rio Itabapoana está 30 cm acima do nível normal.

Ao todo 535 pessoas estão desalojadas e 118 desabrigadas em Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Natividade e Itaperuna, cidades no noroeste fluminense, e Campos dos Goytacazes, no norte do Estado.

Campos

O município que tem maior número de desabrigados é Campos dos Goytacazes. São 99 pessoas abrigadas em duas escolas municipais e um Ciep, no distrito de Ururaí. Nesta sexta-feira as famílias que estão nesse locais receberam atendimento médico e orientação sobre os cuidados com saúde.

Na manhã desta sexta-feira, a Defesa Civil retirou mais famílias que moram às margens do rio Ururaí. O subsecretário de Defesa Civil, major Edson Peçanha, explicou que muitas famílias foram transferidas por questão de segurança.

- Apesar do rio ainda não ter invadido as casas nesse local, decidimos removê-las por questões de segurança.

O Ururaí é o rio que está mais cheio em toda a área atingida pelas chuvas dos últimos dias. O rio está 80 cm acima da cota de transbordo. A maior parte dos desabrigados de Campos morava no entorno desse rio.

Na cidade ainda existem 124 pessoas desalojadas. Eles são basicamente da área do Imbé e Pernambuca, onde o rio Mocotó transbordou. As pessoas que estão abrigadas nas casas de amigos e parentes estão indo buscar de barco água e mantimentos.

Itaperuna

O município de Itaperuna está com dificuldades para recuperar as estradas e pontes que foram destruídas depois da enxurrada da madrugada de quarta-feira (16). Por isso o prefeito deve decretar ainda essa semana a situação de emergência.

Coronel Pires esclareceu que quase todas as famílias já voltaram para casa na cidade e que apenas cinco pessoas continuam desabrigadas.

- Em Itaperuna o prejuízo maior foi na área rural, onde pontes e estradas ficaram destruídas. A situação de emergência é por causa da necessidade de recuperar essas estradas.

Italva e Natividade

Os rios de Muriaé e Carangola, que transbordaram alagando as cidades de Italva e Natividade já estão dentro de seus leitos.
Mesmo com a redução do nível de água do rio Muriaé, em Italva ainda existem 57 pessoas desalojadas e quatro desabrigadas.

Em Natividade todos os desalojados já voltaram para suas casas, apenas cinco famílias continuam desabrigadas.

Fonte: R7

até breve

Nenhum comentário: