quarta-feira, 16 de março de 2011

Furacão se afasta da costa e não oferece perigo à população em terra


Ventos com até 120 km/h levaram Marinha a afastar barcos e aviões da rota da tempestade

Rio - O furacão com ventos de até 120 km/h que se aproximava do Rio, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicado nesta quarta-feira por O DIA, está se afastando para alto mar em direção à África e não oferece riscos à população em terra.

O fenômeno, batizado de Arani ("tempo furioso", em tupi-guarani), passou a 110 km da costa e ofereceu risco a embarcações e aeronaves que passam pela rota do Cabo de São Tomé, a 40 km do município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

A Marinha do Brasil tomou providências para afastar embarcações e aeronaves da rota do furacão. O Arani se formou na quarta-feira a partir de um ciclone extratropical que causou tempestades na Bahia, no Espírito Santo e em Minas Gerais. Ao contrário dos furacões que constumam devastar o Caribe e são formados a partir do aquecimento das águas do mar, o Arani é formado por uma frente fria.

O dia amanheceu nublado hoje, ma sol começa a aparecer entre nuvens. A previsão é de chuva para o início da noite na capital e há possibilidade de temporal na Região dos Lagos e no Norte Fluminense.

Fonte: O Dia

até breve

Nenhum comentário: