quarta-feira, 13 de abril de 2011

Livro Um Ninho de Mafagafas Cheio de Mafagafinhos é o novo lançamento da José Olympio


Deficiente físico por profissão, José Gamela perde seu ganha-pão ao ser desmascarado largando as muletas para correr atrás de um rabo-de-saia. Já Otilon Bastos se orgulha por saber usar vírgulas melhor que o presidente da República, Esse universo de nomes inusitados e situações insólitas é a essência de UM NINHO DE MAFAGAS CHEIO DE MAFAGAFINHOS, de José Cândido de Carvalho.


Publicado originalmente em 1972, a obra traz 114 curtos contos sobre o universo de terno e gravata brasileiro. Com personagens marcados por idiossincrasias, o escritor traça o perfil de um Brasil trabalhador, preso a burocracias.


Sem economizar na criatividade, José Cândido de Carvalho cria personagens de nomes estranhos como e situações nas quais a ética é flexível e a máxima é levar vantagem a qualquer preço.


Inspirado nos ditados populares o escritor criou máximas como “Toda honestidade tem sua fita métrica”; “Filhote de anjo não tem asa”; “Em rio de piranha macaco bebe água em canudo”; e “Gato com asma não mia”.


Filho de lavradores portugueses, José Cândido de Carvalho (1914-1989) trabalhou como jornalista. Trabalhou para diversas publicações, todas estabelecidas em Campos dos Goytacazes, onde nasceu.


Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1937, mas abandonou a profissão no primeiro caso. Seu primeiro romance foi “Olha para o céu, Frederico!”, publicado em 1939


Fonte: 45 graus


até breve

Nenhum comentário: