quinta-feira, 14 de abril de 2011

Termina nesta quinta prazo para regularização de título de eleitor


Sem votar ou justificar, mais de 1,4 milhão podem ter título cancelado. Desde fevereiro, apenas 52.468 eleitores procuraram cartórios eleitorais.

Eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas votações têm até esta quinta-feira (14) para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 1,4 milhão de eleitores podem ter o documento cancelado a partir desta sexta-feira (15).

Desde que a campanha do TSE para a regularização do título teve início, no dia 14 de fevereiro, apenas 52.468 eleitores – pouco mais de 3% dos que estão em situação irregular – acertaram as contas com a Justiça Eleitoral até esta quarta-feira (13).

Segundo o TSE, a maioria dos eleitores em situação irregular está concentrada na região Sudeste. Em São Paulo, 339.645 eleitores que não compareceram nas últimas três votações ainda precisam regularizar a situação. Em Minas Gerais, são 123.663 eleitores.

Do total de eleitores em situação irregular, a maior parte está na faixa etária entre 25 e 34 anos – 511.097. Segundo o TSE, os homens faltaram às votações mais do que as mulheres: são 511.097 eleitores faltosos contra 298.890 eleitoras.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há previsão para que a campanha de regularização seja estendida. Para não ter o documento eleitoral cancelado, basta que o eleitor procure um cartório e apresente um documento oficial com foto, além do próprio título de eleitor.

Quem não regularizar a situação ficará, a partir desta sexta-feira, impedido de retirar passaporte, carteira de identidade, alguns tipos de empréstimos e de receber salários de função ou emprego público. Para emitir um novo documento, o eleitor terá de procurar um cartório eleitoral e estará sujeito ao pagamento de multas.

Fonte: G1

até breve

Nenhum comentário: