quinta-feira, 7 de abril de 2011

Falta de mão de obra qualificada afeta 69% das empresas


Uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em 1.616 empresas brasileiras, aponta que a falta de mão de obra qualificada prejudica 69% das companhias.


Esse gargalo tem se afunilado ano a ano, justamente em um período de forte crescimento econômico no país, em que é preciso elevar a produção e a eficiência nas empresas.


Prova disso é que na pesquisa anterior, realizada em 2007, 56% das companhias nacionais enfrentavam esse problema.


Para driblar a situação, a maioria dos empregadores (78%) investem na capacitação de pessoal no próprio local de trabalho. Mas a tarefa é mais difícil do que aparenta. A má qualidade da educação básica é um dos principais empecilhos para a qualificação desses funcionários. Essa dificuldade foi citada por 52% das empresas consultadas.


Devido a isso, uma outra solução encontrada pelos empresários pesquisados é reter os trabalhadores já capacitados a continuarem exercendo a função para a qual são aptos. Esse mecanismo vem sendo utilizado por 40% dos entrevistados.


O levantamento da CNI aponta que todas as áreas e categorias profissionais da indústria são atingidas por essa escassez de força de trabalho com qualificação.


Entretanto, a área de produção é a mais prejudicada, principalmente nas funções de operadores e técnicos, citadas por 94% e 82% dos entrevistados, respectivamente. Na sequência aparece a função de engenheiro, com 61%.


O problema é generalizado, mas a pesquisa mostra que os setores mais atingidos são os de vestuário (84% das empresas), equipamentos de transporte (83%), limpeza e perfumaria (82%) e móveis (80%).


Fonte: eBand


até breve

Nenhum comentário: