segunda-feira, 11 de abril de 2011

Novo relatório do mensalão pode adiar volta de Delúbio ao PT


Documento da Polícia Federal levou setores do partido a trabalharem para barrar eventual retorno do ex-tesoureiro no fim deste mês.


Expulso do PT em 2006 sob a acusação de gestão temerária das finanças partidárias, Delúbio ensaia seu retorno aos quadros petistas desde 2009. Na época, embora tivesse maioria no diretório nacional do PT, Delúbio aceitou adiar o retorno para este ano para não prejudicar o desempenho eleitoral dos candidatos do partido, em especial da presidenta Dilma Rousseff.


Um acordo firmado entre as duas principais correntes internas da sigla, Construindo Um Novo Brasil (CNB, da qual o ex-tesoureiro fazia parte) e Mensagem ao Partido, empurrou a decisão para este ano.


A previsão é que o caso de Delúbio seja apreciado na próxima reunião do diretório nacional, marcada para os dias 28 e 29 de abril. Mas diante da revelação do novo relatório da PF, feita pela revista Época, os grupos contrários ao retorno do ex-tesoureiro voltaram a se movimentar.


“Não é o momento. O PT voltou à berlinda e o escândalo de 2005 está na ordem do dia da imprensa. Isso pode causar turbulências e prejudicar a consolidação de Dilma no governo. O interesse de uma pessoa não pode prevalecer sobre o do partido”, disse um parlamentar de alta patente.


A direção do PT afirma que nada mudou e a previsão é que o acordo seja cumprido no final do mês, mas admite as articulações contra a volta de Delúbio.


Entre os grupos que defendem o adiamento estão setores da Mensagem, dirigentes paulistas ligados e a correntes minoritárias e até do CNB. Eles têm até o dia 27, quando a executiva nacional vai definir a pauta da reunião do diretório, para barrar a inclusão da volta de Delúbio. É consenso entre os petistas que se o caso for a votação o ex-tesoureiro vence com folga.


Fonte: ig


até breve

Nenhum comentário: