segunda-feira, 9 de agosto de 2010

BB fecha entrada na África e agora mira EUA e América Latina


SÃO PAULO - O Banco do Brasil deu hoje mais um passo para ampliar suas operações no exterior. O BB vai se associar ao Bradesco e ao português Espírito Santo para comprar participações em bancos na África. O objetivo é financiar os negócios de empresas brasileiras e explorar o ainda incipiente mercado bancário de varejo na região. Além de entrar na África, a instituição também pretende concluir até o fim deste ano a compra de um banco na América Latina e outro nos EUA (onde tem autorização das autoridades locais para operar).

Em abril passado, o BB já havia desembolsado cerca de US$ 480 milhões para adquirir o controle do Banco Patagônia, da Argentina.

- Estamos firmes no nosso processo de internacionalização - afirmou o presidente do BB, Aldemir Bendine.

O vice-presidente de Negócios Internacionais e Atacado da instituição Allan Toledo, disse que o banco planeja elevar de menos de 5% para até 15% a

participação do segmento internacional nos resultados totais do grupo, num período entre cinco e dez anos.

Presente ao anúncio da operação com Bradesco e Espírito Santo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que os bancos brasileiros "têm vocação para se expandir" e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um entusiasta da ideia.

- Não é só o Banco do Brasil. O interesse do governo é que todos tenham um raio maior de atuação (no exterior) - afirmou ele.

Os entendimentos com o Espírito Santo começaram em janeiro passado, por iniciativa do próprio banco português. Executivos dos dois bancos brasileiros chegaram a viajar a alguns países africanos para ver de perto o porte das operações do Espírito Santo. Agora, a previsão é definir numprazo de 60 a 90 dias a formação da holding, incluindo as participações acionárias de cada grupo e valores de aporte. O objetivo inicial é consolidar as operações já existentes do Espírito Santo, presente em países como Angola, Líbia e Marrocos.

- Queremos ocupar espaço de um mercado bancário nascente, antes de outros países - disse o presidente-executivo do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, acrescentando que o índice de bancarização é inferior a 15% da população economicamente ativa em países como Angola e Moçambique, contra 30% na Ar-

gentina e quase 60% no Brasil.

- Trata-se de um movimento estratégico, apostando no futuro - completou Bendine.

Trabuco negou que o Bradesco tenha abandonado os planos de priorizar seu crescimento no Brasil. Segundo ele, o mercado interno continua sendo "o foco por excelência" da instituição, mas a oportunidade de associação com o Espírito Santo e o BB "era única".

- A África, depois da América Latina, está passando por um boom econômico também - disse o executivo.

Além do ministro Mantega, o anúncio da parceria entre os três bancos também foi acompanhada por executivos da Marfrig, Odebrecht, Camargo Correa e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) - que têm negócios no continente africano.

Fonte: O Globo

até breve

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Tomara que o Espírito Santo vá na frente na Àfrica e converta os africanos logo para eles não se deixarem dominar por outros espíritos ocultos.