quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Acusado de matar jornalista em São Fidelis é preso em Três Rios


Policiais militares do 38º Batalhão da PM (Três Rios), prenderam na tarde de hoje, Israel dos Anjos Rosa, o Benzinho, de 49 anos. Ele é acusado de matar o jornalista Aristeu Guida da Silva, dono do jornal a Gazeta de São Fidélis. O crime foi no dia 12 de maio de 1995, em São Fidélis, no Norte Fluminense.

Benzinho, que foi preso em Três Rios, no Centro Sul Fluminense, é foragido da Justiça e responde por outros três homicídios e formação de quadrilha. Segundo a polícia, Benzinho é matador de aluguel e estava sendo investigado desde quinta-feira passada, quando tentou matar um vereador em São Sebastião do Alto, também no Norte Fluminense.

O crime só não se consumou porque houve um cerco policial, mas Benzinho conseguiu escapar. Na ocasião, ele deixou cair um documento falsificado e um celular. - Com esses materiais apreendidos foi feito um trabalho conjunto entre os policiais da 155ªDP (São Fidélis) e do 38ºBPM. Na fuga, Israel abandonou um veículo roubado e no seu interior foi encontrado um cartão de memória de uma máquina fotográfica com várias imagens, sendo que algumas delas identificavam locais de Três Rios - disse um policial que participou das investigações.

Após a análise das imagens, foi feito um mapeamento dos locais onde o criminoso poderia estar escondido em Três Rios. - Hoje (ontem) localizamos Benzinho e interceptamos o carro em que ele estava, um Prisma preto, com placa de Niterói roubado. Ele foi levado para a 108ª DP (Três Rios) - completou o policial.

Os policiais descobriram que Benzinho estava há 12 anos morando em Três Rios, onde era conhecido como Nelson. Na casa do acusado, foram apreendidos diversos documentos falsos do criminoso com o nome de Nelson, além de espelhos de documentos de veículos, computador e impressoras que eram utilizados na falsificação de documentos.

Benzinho é procurado pela polícia de São Fidélis há mais de 10 anos.

O nome de Benzinho foi citado durante o extinto programa Linha Direta, da Rede Globo, exibido em dezembro de 2005, e que destacou o assassinato de Aristeu Guida. O tema do programa foi casos de jornalistas assassinados e perseguição contra a liberdade de imprensa. A reportagem retratou que o mandante do crime teria sido o vereador de São Fidélis na época, Juarez Carlos Rodrigues da Silva, o Joaninha, que teria se irritado com reportagens feitas pelo jornalista, que denunciava o uso excessivo do dinheiro público por parte de alguns vereadores da Câmara Municipal de São Fidélis.

Um policial militar conhecido como De Pinho também foi acusado de participar de um grupo de extermínio e ter executado o jornalista. Já Vladimir Raineri Pereira Sobrosa foi condenado a 28 anos de prisão, também por participação no assassinato. Porém, ele foi submetido a novo julgamento, porque sua pena foi maior do que 20 anos. Em 20 de março de 2007, foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Niterói a 21 anos de reclusão em regime fechado por homicídio qualificado.

Fonte: DIÁRIO DO VALE

até breve

Nenhum comentário: