quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Natal tropical no Brasil: calor, sol e chuva



Se você é brasileiro e costuma passar o Natal no país, tente lembrar, se a memória deixar, quantos Natais nos últimos 5 anos foram sem nenhuma chuvinha. Difícil…..

No Natal 2010, o ar quente e úmido predomina em todo o país, com calor acima do normal no Rio Grande do Sul.

Como a umidade alta, o calor e uma frente fria perto do litoral da Região Sudeste, toda a Região poderá ter fortes pancadas de chuva entre os dias 24 e 26 de dezembro.

Nos Estados do Centro-Oeste e do Norte, o Natal 2010 será com as características típicas do verão: dias muito abafados e úmidos, com muitas nuvens, períodos com sol e muitas pancadas de chuva e que podem ser fortes.

A maioria das áeras do Nordeste passa o Natal 2010 com muito sol e pouca chuva. Mas uma frente fria vai deixar o tempo mais instável em parte da Bahia.

Na maior parte do país, o fim de semana do Natal será com sol, calor, muitas nuvens e pancadas de chuva. A menor possibilidade de chuva é para o Sul do Brasil.

Região Sudeste – Natal com risco de temporais

No Natal 2010, as condições de chuva no Sudeste serão altas, por conta da passagem de uma frente fria pelo litoral da Região. Até a noite do dia 24, a frente fria alcança o Espírito Santo e deve ficar quase parada no litoral capixaba. Esta frente fria não provocar frio, mas vai trazer chuva e ventos fortes na sua passagem para várias áreas do Sudeste. A sensação será de abafamento em todo o Sudeste. Na maioria das áreas da Região, todo o período entre os dias 24 e 26 de dezembro será com muitas nuvens, pancadas de chuva e mormaço.

O dia 24 de dezembro deve ser um dia nublado e com muita chuva sobre o Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, no norte do Estado do Rio de Janeiro e na região serrana fluminense, na Grande Belo Horizonte, na zona da mata mineira, no vale do rio Doce, em Minas Gerais. O Grande Rio, a região de Angra dos Reis e de Paraty, a região de Búzios e de Cabo Frio e no leste e sul de São Paulo, onde estão a capital, o litoral paulista, a região de Sorocaba, de Campinas e o vale do Paraíba, o sol aparece na maior parte do dia, mas as pancadas de chuva voltam a partir da tarde e podem ser moderadas a fortes. As outras áreas da Região Sudeste passam o dia 24 de dezembro com várias pancadas de chuva e mormaço.

No Dia de Natal, a chuva persiste sobre o Espírito Santo, nas regiões mineiras dos vales dos rios Doce e Jequitinhonha podendo ser forte e causar problemas. Nas outras áreas do Sudeste o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva voltam a ocorrer especialmente à tarde e à noite. Pode chover forte. Os maiores períodos de sol devem ocorrer no sul de Minas, no centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio, e no leste de São Paulo, onde estão a capital e o litoral paulista.

Mas o fim de semana de Natal deve terminar com muita chuva por todo o Sudeste. No domingo, dia 26, toda a Região terá mais pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, podendo ser fortes em muitas áreas de todos os Estados.

Fonte: Climatempo



até breve

Nenhum comentário: