sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Campos é a cidade que mais ganhou participação no PIB


O município fluminense de Campos dos Goytacazes foi o que apresentou maior ganho de participação percentual do PIB (Produto Interno Bruto) do País em 2008, entre aqueles que contribuíam com pelo menos 0,5% do PIB nacional. De 2007 a 2008, a participação de Campos aumentou de 0,8% para 1,0% de toda a riqueza gerada no país.

Com a economia baseada na produção de petróleo e gás natural, a cidade foi beneficiada pelo aumento na extração somado à alta no preço do barril de petróleo. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o barril do tipo Brent ficou 36,6% mais caro entre os dois anos.

A constatação é da pesquisa PIB dos Municípios 2008, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a coordenadora do levantamento, Sheila Zani, os maiores ganhos foram observados em cidades cuja economia está ligada à produção agrícola e à extração mineral.

"O ano de 2008 foi muito bom para esses municípios porque os preços de algumas commodities agrícolas, como a soja e o milho, e minerais estavam bastante elevados. Por outro lado, aqueles que dependiam do petróleo, por exemplo, como matéria-prima bruta, foram prejudicados porque o produto entrava para eles muito caro", explicou.

O município de Santos (SP), que abriga o maior porto do país, também foi beneficiado pela alta dos preços das commodities. A cidade aparece em terceiro lugar, atrás de Brasília (DF), que, com perfil diferenciado do restante dos municípios, foi beneficiada pelos reajustes salariais. A contribuição de Santos para o PIB nacional passou de 0,7% para 0,8% de 2007 para 2008.

"Santos ganhou por ser um importante porto. As exportações não ganharam em volume naquele ano, mas em valores por causa dos preços dos produtos exportados (commodities) que estavam em alta", acrescentou.

O levantamento também aponta os municípios que, embora não estejam entre os líderes em contribuição para o PIB nacional, subiram de posição, puxados pelos preços das commodities agrícolas e minerais. Entre eles, Sambaíba (MA), cidade produtora de soja, que pulou da 3.983ª posição para a 2.106ª entre 2007 e 2008. Em seguida, aparecem Catas Altas (MG), produtora de minério de ferro, e Morro da Garça (MG), de carvão mineral

Fonte: Diário do Grande ABC

até breve

Nenhum comentário: