quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Real valoriza 108% frente ao dólar no governo Lula


O real é a moeda que mais se valorizou em relação ao dólar na comparação com o euro e com outras sete moedas latino americanas. Levantamento da consultoria Economática mostra que o real subiu 108,16% do dia 31 de dezembro de 2002 até o dia 21 de dezembro deste ano (período do governo Lula).

A consultoria usou como base de comparação a taxa Ptax, que é a média das cotações do dólar verificada pelo Banco Central e ponderada pelo volume de negócios feitos com a moeda. Em 31 de dezembro de 2002 o dólar Ptax para venda estava cotado a R$ 3,533 e na última terça-feira fechou em R$ 1,6974.

Alexandre Chaia, professor do Insper afirma que vários fatores contribuíram para a valorização do real em relação ao dólar. "Mas, na verdade, de quatro anos para cá, os Estados Unidos têm feito uma política de moeda fraca a fim de equilibrar a sua balança comercial. Isso, naturalmente, iria gerar a valorização das outras moedas", explica.

Rogério Bastos, diretor da consultoria de investimentos FinPlan, concorda com Chaia. "A valorização das moedas diante do dólar é um movimento global e não só brasileiro", comenta. Os dois especialistas, no entanto, ponderam que existem fatores nacionais específicos que impulsionaram a cotação do real. O volume de commodities exportadas e o bom desempenho brasileiro durante a crise financeira mundial são os principais pontos que contribuíram para esse movimento, afirmam os especialistas.

Ainda de acordo com a Economática, a maior valorização anual da moeda brasileira ocorreu em 2009, quando o real teve alta de 34,22%. Dos oito anos analisados pela consultoria, apenas o de 2008 demonstrou desvalorização do real sobre o dólar, com recuo de 24,21%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Esatdão

até breve

Nenhum comentário: