sábado, 11 de dezembro de 2010

As cáries dentárias podem estar com os dias contados


Pesquisadores identificam enzima que funciona como 'cola' da placa bacteriana.

Um estudo recente decifrou o segredo da placa dentária (ou bacteriana), o que pode determinar o fim da cárie dentária definitivamente. Os pesquisadores Bauke Dijkstra e Lubbert Dijkhuizen identificaram uma enzima chamada glucansucrase, que é essencial para que a placa se fixe aos dentes. Sabendo disso, eles pretendem inserir nas pastas de dentes, ou até mesmo nos doces, alguma substância que iniba a ação dessa substância.

Observando uma bactéria presente na boca e no aparelho digestivo humano, a Lactobacillus reuteri, os estudiosos perceberam que ela usava a glucansucrase - que ela mesma produz - para converter o açúcar dos alimentos em uma espécie de “cola açucarada”. Assim, ela adere aos dentes, formando a placa e, com algum tempo, a gengivite.

A pesquisa pode trazer, ainda, um ganho duplo. A bactéria Streptococcus mutans, principal culpada pela queda dos dentes, também usa a glansucrase para se agarrar aos dentes. Estabelecida, ela começa a fermentar os açúcares ingeridos e, como subproduto dessa fermentação, libera ácidos. É assim que surgem as cáries.

Dijkhuizen espera que inibidores da enzima glucansucrase possam impedir a fixação das bactérias ao esmalte do dente. Mas, até agora, essa solução ainda não foi descoberta. "As várias substâncias tentadas não apenas bloquearam a glucansucrase, mas também a enzima digestiva amilase da nossa saliva, que é necessária para degradar amido”, explicou. A pesquisa foi publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Fonte: veja

até breve

Nenhum comentário: