quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

"Petrópolis, com 4 marcas, terá a terceira participação em Núcleos Criativos do SENAC Rio Fashion Business" - Campos também se faz presente



Petrópolis volta pela terceira vez aos Núcleos Criativos do SENAC Rio Fashion Business, maior bolsa de negócios da moda da América Latina, que acontece de 10 a 13 de janeiro, na Marina da Glória, com quatro marcas, que vão mostrar a coleção outono-inverno 2011.

Na mostra primavera-verão, em maio, o sucesso das empresas selecionadas para o Núcleo Criativo pelo Sindicato de Comércio Varejista de Petrópolis foi tanto, que quatro delas (Kylt, Unabella, Art Rio e Queens) abdicaram desta edição para poderem atender às encomendas de lojistas para o verão. Melhor para a Emporio Josephina e a Malagueta, que virão pela terceira vez mostrar sua moda feminina, na companhia das estreantes Mananciais, também de moda feminina, e dos bijus da Badulaque.

Todas as regiões – Os Núcleos Criativos são uma iniciativa do Sistema Fecomércio-RJ para apoiar a inserção da moda carioca e fluminense junto aos milhares de compradores nacionais e internacionais presentes à bolsa de negócios. Os núcleos cresceram de oito para 12 em relação à mostra primavera-verão, em maio, contemplando todas as regiões do Estado.

Estreiam nesta edição o Núcleo de São Gonçalo, o de Tecidos e Vestuário do Município do Rio de Janeiro, o de Angra dos Reis e o de Nova Friburgo, cujos representantes serão definidos nesta quarta-feira (22.12). Para atender ao sonho de todo micro e pequeno empresário da moda por um lugar na vitrine da bolsa de negócios, o número de marcas saltou de menos de 40 para mais de 50. O mercado de roupas e acessórios do Rio de Janeiro é o terceiro empregador do estado e o segundo no Brasil, responsável por mais de três milhões de empregos formais.

O SENAC Rio Fashion Business é realizado e organizado pela Dupla Assessoria e a Escala Eventos, com patrocínio máster do Senac Rio, e patrocínio do Sesc RJ, Sebrae e Correios. Conta ainda com apoio institucional do Sistema Fecomércio-RJ, que investiu R$ 16 milhões nesta 17ª edição, com a mostra outono-inverno 2011, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro, além do apoio Instituto Brasileiro de Gemas e Metais, do Sistema Ajorio e da Rio Marina da Glória.

Tecidos e Vestuário (Rio) – Seis pequenas e micro empresas da cidade do Rio de Janeiro foram beneficiadas pela organização de um Núcleo Criativo pela Fecomércio-RJ e o Sindicato Têxtil e de Vestuário do Município do Rio de Janeiro, com o acesso a grandes compradores de roupas e acessórios no SENAC Rio Fashion Business. Mirando no potencial do mercado de moda infantil (4 a 12 anos), que Felipe Rocha considera um ”ótimo filão de mercado no Brasil”, para que os estilistas cariocas também influenciem a moda das crianças como ocorre com a moda adulta, foram selecionadas três confecções cariocas: a Savanah Kids, a Zazen, e a JardimSX. No segmento de bolsas e acessórios, a escolhida foi a Brígida. A Q’Arte vai apresentar sua linha de sapatos femininos e a FZ mostrará sua coleção de bijus.

São Gonçalo – O Núcleo Criativo, ligado ao Sindicato do Comércio Varejista de São Gonçalo, que estréia com cinco marcas, aposta principalmente na moda feminina, com três representantes, a Porus Fashion, a Rigf e a Peahi, que também apresenta moda masculina. A Sandra Bijoux vem com acessórios e a L Sants traz sua linha de cintos femininos.

Angra dos Reis – O Núcleo Criativo Sul Fluminense, que reúne a representação dos Sindicatos do Comércio Varejista de Angra dos Reis já garantiu a estréia de duas marcas e deve confirmar uma terceira. A Vicentini mostrará suas bolsas no estilo de patchwork. A Grimauri, aposta na homewear.

Niterói – A moda feminina estará mais uma vez representada pela Estorani, Maria Silvia e Cotton de Fadas, em terceira participação. A Patuá mostrará suas bolsas e acessórios. A Redesign, de Rô Ribeiro, apresenta a criatividade da arte em bijus de acrílico. A estreante é designer de jóias Raquel Pádua, com suas criativas peças em banho de prata e ouro.

Teresópolis – Quatro empresas foram selecionadas pelo Sindicato de Comércio Varejista de Teresópolis e região para integrar a segunda participação do Núcleo Criativo local no SENAC Rio Fashion Business. Sucesso na estréia, em maio, Cláudia Barros mostrará a nova coleção de biojóias para o outono-inverno 2011. A Elementto vem com a moda feminina. A Lugaresi mostrará coleção em malha de tricô.

Três Rios e Miguel Pereira – O Núcleo Criativo que reúne os sindicatos de comércio varejista das duas regiões do Médio Paraíba traz de volta três marcas de Três Rios que fizeram sucesso, em maio, na mostra primavera-verão, do SENAC Rio Fashion Business: a Femme Sensuelle, de Luciene Moreira, além da delicadeza da lingerie, apresentará uma linha de roupas no estilo homewear –; Bethania Lima traz sua coleção de moda feminina; e a Zanatta+ estreia com sua linha de bolsas. De Miguel Pereira, a Flower Creation volta com sua linha de camisaria feminina e masculina.

Cabo Frio – O Núcleo Criativo que congrega as empresas selecionadas pelo Sindicato de Comércio Varejista de Cabo Frio, Araruama, Búzios e Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Iguaba Grande terá a presença de cinco marcas no. De Araruama, virá pela terceira vez Sandra Mendes, com suas bolsas de fibras naturais. A Wow apresenta colares e bordados. A Movimente-se mostrará roupas femininas na linha esportiva e em homewear. Armação de Búzios estará representada pelos cintos de Berenice, e Arraial do Cabo, pela moda feminina da Maria Mariá.

Campos dos Goytacases Representado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Campos dos Goytacazes, a segunda participação do Núcleo Criativo local na bolsa de negócios apresenta seis marcas e um projeto de Ação Social, o CRAS, que mostra a criatividade das mulheres artesãs de Campos. Três marcas vêm com bolsas: a Donna Onça, a Raquel Motta e Conceição Fernandes, que faz um trabalho especial ao mesclar materiais reciclados com fibras. A moda feminina vem representada por Angela Bechara e La Reina. Já Anabela Camilo vai expor bijus.

Itaperuna – O Núcleo Criativo que reúne as empresas filiadas ao sindicato de comércio varejista de Itaperuna e região participa pela terceira vez dos Núcleos Criativos do SENAC Rio Fashion Business com a Salish, que aproveitará o verão para vender moda praia. O núcleo vem reforçado por duas confecções estreantes: a moda feminina da Vitória da Moda e a moda infantil da Baby Jane, segmento que é uma das apostas dos organizadores do evento.

Barra Mansa, Barra do Piraí, Valença e Volta Redonda – O Núcleo Criativo que reúne os Sindicatos do Comércio Varejista de Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença e Volta Redonda, apresenta a criatividade de quatro marcas. Cris Silvares, de Valença, e Dona Chica, de Volta Redonda defendem a moda feminina para o outono-inverno 2011. De Barra Mansa, virá a Amparo Brasil. Já a Fiz de Contas, de Maria Inês Lavinas, de Barra do Piraí, é um dos grandes exemplos da sustentabilidade, com a transformação de sobras do setor têxtil e de confecção em belas peças artesanais. Presentes na última edição, a Lila Bolsas e a Florarte, Ação Social da Retalhos da Moda, de Valença, tiveram tantas encomendas e pedidos de parceria que preferiram ficar de fora desta edição para cumprir os compromissos assumidos. Paula Ardo também preferiu não participar para cuidar das novas lojas de bijus no país.

Fecomércio terá programa para ampliar a capacitação de Núcleos Criativos em 2011.

Felipe Rocha, coordenador dos Núcleos Criativos, que seleciona e orienta as marcas sobre tendências da moda, destaca como novidades da mostra, “a aposta na moda infantil, com três empresas da capital e uma do interior, e no estilo homewear, a roupa para quem trabalha em casa, mais descontraído, mas não pode fazer feio numa saída à rua”, com três empresas. Os 12 estandes virão com nova roupagem visual. Na decoração padronizada, serão separados por parede com a logo de cada Núcleo e as localidades que representam, além de uma cor da cartela de cores Pantone da estação.

O Superintendente de Produtos e Serviços da Fecomércio-RJ, Laumar Mello Junior, destaca que a ampliação de oito para 12 no número de regiões apoiadas pelos Núcleos Criativos traduz o esforço do Sistema Fecomércio-RJ em fomentar o maior número de empresas nas diversas regiões do Estado do Rio, e confirma o “comprometimento do Sistema Fecomércio-RJ e dos sindicatos locais com o desenvolvimento do mercado da moda”. Para isso, ao longo do ano há um processo de seleção e capacitação, que inclui a preparação de empresas em temas como, por exemplo, a “precificação dos produtos” para que pequenas empresas possam conquistar compradores nacionais e estrangeiros na bolsa de negócios, explica.

Programa de capacitação – Diante do sucesso progressivo das micro e pequenas empresas presentes a cada edição do SENAC Rio Fashion Business, o Superintendente de Produtos e Serviços da Fecomércio-RJ, anunciou que em 2011 o programa será intensificado. Entrevistas individuais de avaliação serão feitas com as marcas já selecionadas, para valorizar o talento e a qualidade do produto criativo, e também identificar as dificuldades de cada uma.

A cada trimestre, haverá workshops em grupo – que poderá ser ampliado em cada região. Em seguida, a assessoria direta de especialistas cuidará do “banho de loja”. Ou seja, uma repaginação dos pontos de venda, com sugestões de melhoria na iluminação, na vitrine, na exposição dos produtos, e no fluxo dos clientes. Tudo com o objetivo de gerar mais emprego e renda nas empresas das regiões do Estado do Rio inseridas na cadeia de moda, afirma o Superintendente do Sistema Fecomércio-RJ.

Fonte: Diário de Petrópolis

até breve

Nenhum comentário: