quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Alguém conhece esse Programa? "CINEMA PARA TODOS "


O CINEMA PARA TODOS é um programa do plano estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e da Secretaria de Estado de Educação em parceria com o ICEM – Instituto Cultura e Movimento, as empresas distribuidoras, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Estado do Rio de Janeiro e o Sindicato das Empresas Exibidoras do Município do Rio de Janeiro.

O que é?
O CINEMA PARA TODOS estimula e democratiza o acesso ao cinema provocando debates e reflexões dentro e fora das salas de aula. O objetivo é estimular a formação de público para o cinema nacional através da distribuição de vales-ingresso gratuitos a alunos, professores e diretores da rede pública estadual. Sua escola é bem-vinda a participar e a contribuir com essa rede que valoriza a educação, a cultura e o lazer de qualidade. Afinal, Cultura e Educação andam de mãos dadas!

Objetivo
O principal objetivo é levar alunos e educadores da Rede Pública Estadual aos cinemas de suas cidades gratuitamente para assistirem a filmes brasileiros. Possibilitar o acesso aos cinemas representa contribuir para a formação cultural das futuras gerações e para a valorização da produção audiovisual nacional.

Quem pode participar?
O público alvo do Programa são alunos e educadores do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual de ensino.

Como funciona?
O Promotor Cinema Para Todos visita as escolas dos municípios que possuem salas de cinema conveniadas ao Programa para divulgar os filmes e realizar a distribuição de vales-ingresso a alunos e educadores. As escolas são atendidas de acordo com o raio de proximidade aos cinemas conveniados até o final do ano de 2010. Os vales-ingresso devem ser trocados, nas bilheterias dos cinemas conveniados, por ingressos para as sessões de filmes brasileiros em cartaz em qualquer dia da semana, incluindo feriados e férias.

Atualmente, o CINEMA PARA TODOS atua em 21 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Como posso usar meu vale ingresso?
Seu vale-ingresso pode ser utilizado em qualquer uma das salas de cinema conveniadas. No site do CINEMA PARA TODOS você poderá encontrar a programação atualizada e a lista das salas de cinema conveniadas ao Cinema Para Todos.

O que mais o Cinema Para Todos traz este ano?
Sessões com a equipe pedagógica do programa:
em sessões exclusivas para professores, são desenvolvidas atividades pedagógicas a partir do conteúdo dos filmes. Vamos levar a sétima arte para a sala de aula!

Comunicação On-line:
o programa tem agora um canal direto de comunicação com os alunos e professores na internet. Contate-nos através do Orkut, Blog, Twitter, Facebook e Youtube. Alunos e educadores poderão interagir com o Programa na Web postando fotos, textos e vídeos e ainda participar de nossas promoções!

Oficinas de vídeo-interatividade:
As oficinas buscam o amadurecimento do olhar sobre a linguagem audiovisual e desafiam os alunos a realizar um vídeo usando ferramentas digitais presentes em seu cotidiano. Os vídeos produzidos deverão abordar a cultura audiovisual local, trazendo à tona as diversas formas de manifestação e consumo de cinema observadas hoje no Estado do Rio. Saiba mais sobre as oficinas no Blog das Oficinas!

Sua escola é bem-vinda a participar e a contribuir com essa rede que valoriza a educação, a cultura, a identidade brasileira, além do lazer de qualidade. Não perca a oportunidade de redescobrir o universo do cinema e aprender de um jeito super inovador. Afinal, a gente sabe que Cultura e Educação andam de mãos dadas!

O Programa atua em 21 municípios do Estado que possuem salas de cinema comerciais. Atualmente, os municípios participantes são:

Angra dos Reis
Barra Mansa
Bom Jesus do Itabapoana
Búzios
Duque de Caxias
Itaperuna
Macaé
Nilópolis
Niterói
Nova Friburgo
Nova Iguaçu
Petrópolis
Resende
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São João de Meriti
Teresópolis
Três Rios
Valença
Vassouras
Volta Redonda
_ _ _

A pergunta é: e Campos, ainda não está nessa por qual motivo?

até breve

Nenhum comentário: