quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Detro estará em terminais para garantir Viagem Segura no feriado de Natal


Cerca de 100 fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) estarão de plantão a partir desta quinta-feira (23/12) nos principais terminais do estado com a ação Viagem Segura, para orientar os passageiros que viajarão para aproveitar o fim de semana prolongado pelo feriado do Natal.

A operação terá início às 14h e prosseguirá durante todo o dia. Na sexta-feira (24/12), a fiscalização será mantida das 6h até as 16h. As equipes do Detro atuarão no interior dos terminais para orientação dos passageiros e no entorno dos mesmos para coibir a prática do transporte irregular.

O Viagem Segura do Detro estará presente nas rodoviárias e terminais Novo Rio, Américo Fontenelle (Central), Mariano Procópio (Praça Mauá), Menezes Cortes e Praça XV, na capital; Roberto Silveira e João Goulart, em Niterói; Alcântara, em São Gonçalo; Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; Volta Redonda, Resende, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis e Paraty, no interior do estado.

Os fiscais ficarão encarregados da orientação aos passageiros e de garantir o embarque, por exemplo, daqueles que têm direito à gratuidade dentro do previsto na regulamentação do transporte intermunicipal. O objetivo principal não é a fiscalização dos ônibus para não retardar as viagens, porém, caso algum destes apresente irregularidade que comprometa a segurança dos passageiros, como, por exemplo, pneus carecas, a substituição do veículo terá que ser prontamente providenciada pela empresa.

Nas linhas intermunicipais têm direito ao transporte gratuito idosos com 65 anos ou mais e portadores de deficiência, sendo duas vagas por veículo de cada linha. Conforme portaria do Detro, para usufruir deste benefício, o idoso deve apresentar a carteira de identidade e/ou o cartão do RioCard caso o possua. Os portadores de deficiência só podem viajar gratuitamente mediante a apresentação do cartão do RioCard especial.

Piratas apreendidos

Nesta quarta-feira, a fiscalização do Detro deu continuidade à operação Papai Noel em vários bairros do Rio, com apreensão de 18 veículos irregulares entre vans e kombis. As equipes de fiscais fizeram as apreensões em Vaz Lobo, Marechal Hermes, Cascadura e Santa Cruz. A Papai Noel visa coibir a prática do transporte irregular de passageiros, em especial nas regiões de acesso a centros comerciais da Região Metropolitana do Rio, onde, em função do aumento da demanda de passageiros, cresce o número de veículos atuando neste segmento sem a devida autorização.

Fonte: O Repórter


até breve

Nenhum comentário: